De acordo com pesquisas recentes, cerca de 415 mil roteadores sofreram ataques de um malware que utiliza o processamento desses equipamentos para minerar criptomoedas. Curiosamente, esse tipo de ataque está afetando principalmente os roteadores da marca MicroTik .
Segundo os especialistas em segurança eletrônica, cerca de 200 mil unidades fora infectadas por esse tipo de malware. No entanto, esse número vem crescendo rapidamente desde Agosto, mês que a pesquisa foi iniciada. E, de forma preocupante, a maioria desses roteadores afetados encontram-se aqui no Brasil.
Veja também:
- 13.000mAh: Ulefone Power 5S passa por teste de bateria
- Sony Xperia XZ4 Compact surge em renderizações
- Huawei Enjoy 9 tem principais especificações reveladas
- Sucesso! Pocophone F1 teve 700.000 unidades vendidas em 3 meses
Agora, caso você possua um desses na sua casa, não se desespere. Ciente do problema, a MicroTik pede para que os usuários de seus roteadores instalem a versão mais recente do firmware de seus aparelhos. Isso devido ao fato dela contar com as ferramentas necessárias para combater o vírus.
Como um complemento, Troy Mursch do site Bad Packets Report, informa que as operadoras de internet do Brasil poderão também enviar atualizações de firmware para todos os roteadores MicroTik que fazem parte de suas redes de forma remota. Assim, os usuários poderão ficar protegidos e seguros contra esse tipo de ataque.
No entanto, caso você deseje fazer isso manunalmente, poderá acessar esse link, seguindo as instruções da fabricante.
ATENÇÃO: Quer receber os melhores descontos da Internet? Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba as melhores promoções e cupons! Pegue seu Convite AQUI.