De forma periódica, devemos verificar como está o DNS do nosso roteador. Isso deve ser feito a fim de evitar que invasores roubem nossos dados. No caso da D-Link, uma falha de segurança encontrada em Agosto acabou desviando dados de clientes do Banco do Brasil.
Para piorar a situação, de acordo com a Netlab, cerca de 100 mil equipamentos estão infectados para roubar informações de mais de 50 sites, incluindo bancos como o Itaú e Bradesco. No caso, esta empresa descobriu que cerca de 91.605 IPs brasileiros foram afetados pelo GhostDNS, um malware que modifica remotamente as configurações do roteador para que ele use um servidor DNS malicioso.
O pior é tudo é que este ataque é bem sútil. Ao tentar visitar sites como o itau.com.br, banco Bradesco ou bb.com.br, por exemplo, o usuário é direcionado a um site falso que o induz a digitar suas informações de acesso ao internet banking. A partir daí, os criminosos já tem tudo o que precisam para roubarem os dados do usuário.
Infelizmente, cerca de 70 modelos de roteadores foram infectados pelo vírus malicioso. São eles: D-Link (DSL-2640T, DSL-2740R, DSL-500, DSL-500G, DSL-502G e outros), TP-Link (TD-W8901G, TD-W8961ND, TD-8816, TD-W8960N, TL-WR740N e outros), Intelbras, Multilaser, Mikrotik, Tenda, 3COM, Huawei, SpeedTouch e SpeedStream.
Veja também:
- Sony Xperia XA3 surge em nova renderização
- Nokia 7.1 Plus versão Global recebe sua certificação FCC
- Huawei Mate 20 Pro surge em vídeo antes do lançamento
- Galaxy Watch começa a ser vendido no Brasil
Como se proteger desse tipo de ataque? O primeiro passo é manter o firmware do roteador sempre atualizado. Para isso, basta acessar o site da fabricante do produto, procurar pelo código de modelo, baixar o arquivo e seguir as instruções listadas. Além disso, verifique se não há nada errado nas configurações de DNS do seu roteador ou na sua navegação.
ATUALIZADO: A D-link entrou em contato e enviou seu posicionamento oficial sobre o ocorrido:
“A D-Link informa que este incidente de segurança já foi reportado há algum tempo e que já disponibilizou a solução aos consumidores. Embora a maioria dos equipamentos não façam mais parte da linha de produtos comercializados pela empresa, a D-Link preza pela qualidade e a segurança da conexão dos usuários. A D-Link reitera a importância da atualização constante do firware dos roteadores por parte dos usuários, medida que potencializa a segurança dos equipamentos e da conexão. Caso os usuários tenham alguma dúvida, basta entrar em contato com a D-Link.“
Baixe o Aplicativo Tudo em Tecnologia e fique ligado no que há de melhor em tecnologia e promoções em smartphones!