O A12 Bionic, lançado pela Apple no ano passado, foi o primeiro chip de 7nm do mundo, estando presente no iPhone XR, Xs e Xs Max. De acordo com a revista Fast Company, este componente foi a maior contribuição recente da empresa para a indústria.
Ainda assim, o A12 Bionic não foi suficiente para manter a Apple em primeiro lugar no ranking das “50 empresas mais inovadoras do mundo”, pois na última edição, a gigante de Cupertino caiu para 17ª. De qualquer forma, tudo indica que a Apple deve manter o mesmo processo de 7nm no chip A13 deste ano.
Isso não é ruim, pois testes de benchmarks mostraram que o processador de 2018 ainda consegue sair na frente do novo Exynos presente no Galaxy S10. No entanto, as coisas podem mudar no próximo ano. Informações apontam que os iPhones de 2020 terão chips de 5nm fabricados pela TSMC.
A ideia principal não seria necessariamente ganhar mais performance, e sim economizar energia. Afinal, quanto menor o processo de fabricação, menos energia os transistores precisam gastar. Agora, resta saber se a Apple novamente será pioneira, apresentando o primeiro chip de 5nm. Só o tempo dirá.