Assim como suas concorrentes, a HMD Global também subiu ao palco da MWC 2019 para revelar vários lançamentos. Apesar de lançar diversos smartphones, o principal e mais aguardado certamente foi o Nokia 9 Pureview. Veja a seguir seus principais recursos.
Tela e Design
Com design moderno e livre de entalhes, o Nokia 9 PureView vem equipado com uma tela de 5.99 polegadas nas proporções 18: 9. Além disso, seu display OLED é Quad HD+ com resolução 1140 x 288. Assim, a qualidade da tela parece excelente.
Quando ao seu design, ele não difere do que já temos em outros aparelhos da Nokia. Dessa forma, possui um acabamento em alumínio e uma parte traseira de vidro com curvas laterais, oferecendo um aspecto premium. Além disso, possui um sensor de digitais na tela, algo comum em smartphones premium da atualidade.
Hardware
Logicamente, um smartphone premium como esse não poderia oferecer especificações medianas. Assim, o Nokia 9 PureView conta com um processador Qualcomm Snapdragon 845 que apesar de ser de 2018, possui um excelente desempenho. Além disso, manter um processador da geração passada certamente resultou em um custo menor.
Falando sobre a interação entre as câmeras e o processador, a HMD Global explicou no evento que trabalharam em conjunto com a Qualcomm para resultar em um excelente processamento de imagem. Além disso, caso a empresa tivesse optado pelo processador Snapdragon 855, o lançamento do Nokia 9 PureView teria que ser adiado.
Outras configurações do Nokia 9 PureView incluem ainda 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, certificação IP67 contra água e poeira e uma bateria de 3.320mAh.
Câmeras
Não é preciso ser nenhum expert para saber que o departamento das cãmeras é o principal destaque do Nokia 9 PureView. Trata-se do primeiro do mundo a contar com cinco sensores traseiros com a óptica ZEISS. Além disso, dois sensores são RGB e os outros três, monocromáticos.
Conforme falamos anteriormente, a HMD Global e a Qualcomm desenvolveram juntas uma tecnologia onde todos os sensores trabalham em uníssono. Assim, eles são capazes de coletar dados de iluminação, detalhes e cores e unir tudo isso em uma imagem de qualidade profissional.
De acordo com a HMD Global, o dispositivo ainda inclui um co-processador de imagem dedicado. No caso, ele serve como auxiliar em tarefas pesadas. Todos os 5 sensores possuem 12 MP, todos com abertura f/1.8. No total, o aparelho poderá registrar fotos de até 240 MP com a junção de todos os sensores.
Outro destaque das câmeras é a possibilidade de usar um editor de profundidade para ajustar especificamente os efeitos do bokeh após a foto já ter sido tirada.
Disponibilidade e Preço
Com um preço inicial de US $ 699, o Nokia 9 PureView tem um preço bastante justo frente aos seus concorrentes. A pré-venda começa a partir de hoje, mas a disponibidade no varejo só ocorrerá a partir do próximo mês.