O Snapdragon 855 será o “coração” dos principais smartphones de 2019, afinal, graças ao modem X50 da Qualcomm, este processador consegue entregar velocidades 5G. No entanto, ele não será o único compatível com essa tecnologia, pois a MediaTek confirmou que está desenvolvendo um novo processador de 7nm que terá suporte ao 5G.
De acordo com Finbarr Moynihan, vice-presidente de vendas corporativas e desenvolvimento de negócios da MediaTek para as Américas e Europa, este chipset vai ser voltado para “o segmento mais alto” do mercado, sendo mais poderoso que o Helio P90, que é construído em 12nm e possui diversos recursos de inteligência artificial.
A MediaTek já tem seu próprio modem 5G, o M70, que foi lançado no ano passado. A empresa disse que as fabricantes terão acesso a este componente no final deste ano, com os primeiros smartphones chegando no segundo semestre de 2020.
De qualquer forma, ainda não sabemos se a MediaTek está considerando voltar ao mercado de chips de alto desempenho, mas se isso acontecer, seu novo processador de 7nm deverá ser mais barato que o Snapdragon 855, podendo atingir muitos smartphones.