Ao comprar um novo smartphone ou mesmo usado, necessita-se de muita atenção na escolha final. Acontece que muitos dispositivos vendidos no mercado brasileiro não possuem o número do IMEI (identidade internacional de equipamento móvel). Para quem não sabe, o IMEI é muito útil em casos de furtos, uma vez que o usuário consegue bloquear ou desbloquear o acesso no seu aparelho, independente de onde estiver.
No caso, essa númeração tem um total de 15 dígitos, sendo possível localizá-lo ao digitar o código *#06# no app de discagem. Ao conseguir esse número, o usuário poderá desfrutar um serviço muito prático exclusivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Ao acessar este site, o usuário poderá saber se seu smartphone possui algum registro de impedimento do seu aparelho no País. Para isso, basta consultar o número conforme citamos acima e depois digit-alo no campo IMEI. Em seguida, digite os caracteres que aparecem abaixo e vá em “Consultar”. A partir daí, caso a mensagem “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” apareça no campo resultado, significa que seu celular está regular no Brasil.
- Confirmado! Redmi Note 8 Pro não terá variante com Snapdragon 730G
- Galaxy A80 terá variante de 256GB
- Motorola One Vision recebe patch de segurança de Novembro
- Segunda loja física da Xiaomi chegará em SP
Com a medida, a Anatel pretende reduzir o número de aparelhos irregulares disponíveis no Brasil, uma vez que muitas pessoas acabam sendo vítimas sem ao menos saber do que se trata. No entanto, vale lembrar que smartphones importados como Xiaomi, OnePlus, UMIDIGI e Huawei possuem número de IMEI, uma vez que foram certificados na China.