Para quem acompanha a disputa de velocidade entre os processadores da Apple e da Qualcomm, sabe que normalmente os chips Bionic da empresa de Cupertino vencem com folga os Snapdragon que equipam os melhores smartphones Android, mas isso está prestes a mudar.
Duas coisas estão acontecendo pra que ocorra esta mudança, que são o pequeno ganho real de uma geração para outra no processador da Apple, em torno de 5%, e o salto gigante de performance do Snapdragon 855 para o 865, que foi de 20%.
A Qualcomm lançou seu principal processador para 2020 agora em dezembro, e utilizou um dispositivo prioritário para testes, o QRD (Qualcomm Reference Device), que seria um protótipo de smartphone exclusivo para este fim, equipando o novo chipset.
Um vídeo de teste de velocidade feito pelo site Android Authority utilizando o software Speed Test GX 2.0 mostrou em números a diferença que estamos falando aqui.
Para referência, um Galaxy Note 10 Plus com Snapdragon 855 terminou a etapa de CPU do teste em 45.3 segundos, o Iphone 11 Pro Max finalizou em 40 segundos, já o protótipo da Qualcomm terminou o mesmo teste em 36.6 segundos, isso é em torno de 8% mais veloz que o Iphone 11 e 20% mais rápido que o SD 855.
Na parte de GPU o Iphone 11 Pro Max venceu terminando o teste de renderização 3D em 14.5 segundos, enquanto o dispositivo da Qualcomm terminou em 16.9 segundos, porém aqui deve ser levada em conta a resolução dos aparelhos. O QRD tem resolução de tela de 1440 x 2880 enquanto o iPhone usa 1242 x 2688. Por ter uma resolução maior, o QRD trabalha mais.
Em benchmarks, podemos ver no gráfico acima que o Snapdragon 865 leva ligeira vantagem sobre o A13 e apresenta uma bela evolução em relação a seu antecessor.
E o que acharam da novidade? Quais suas expectativas para os vindouros smartphones equipados com o novo chipset da Qualcomm? Deixem nos comentários.
Uma resposta
Evolução tecnológica. Um ano sempre melhor que o outro.