A Google geralmente lança a versão do novo Android para que desenvolvedores possam testar seus aplicativos em março, mas dessa vez resolveu antecipar um pouco a data.
A versão do Android 11/R na forma de Preview Para Desenvolvedores está no ar. Esclarecemos que esta não é uma versão para usuários finais, pois está cheia de bugs, sem polimento, e é apenas um rascunho da versão final que será lançada ainda este ano.
O fato desta versão ser lançada antes é muito útil pois podemos saber quais os novos recursos que estarão disponíveis, mas até o lançamento da versão final, algumas funcionalidades podem ser removidas, e outras ainda podem ser adicionadas.
Sobre as novidades, a principal será o suporte ao 5G. O ano de 2020 está sendo o ano da implementação da tecnologia no mundo, e como tal, o Android irá dar total suporte para a nova frequência. Lembramos que tecnicamente o Android 10 já “suporta” a tecnologia, mas a nova versão fará tudo de forma nativa.
Teremos também suporte nativo a todos os tipos de telas, sem precisar de “gambiarras” para isso. Telas edge poderão ser utilizadas de forma nativa em qualquer aplicativo, assim como notches no estilo “punch-hole”.
As notificações ficarão mais inteligentes nesta versão, já que terão espaço dedicado a elas, como já vemos no Facebook Messenger. Todos os mensageiros terão suporte aos “balõezinhos”, desde que seus criadores usem a nova API de desenvolvimento.
Haverá mudanças também nas permissões de aplicativos. Você será perguntado toda vez que abrir um aplicativo que precise usar sua câmera, microfone ou localização por exemplo, além do fato de que os apps da Play Store só poderão utilizar sua localização com a permissão do Google, trazendo maior segurança.
Teremos também gravação de tela de forma nativa, em um menu rápido, além de melhorias para o modo escuro.
Caso seja um desenvolvedor e queira testar a nova versão (instável e com bugs), os arquivos estão disponíveis para Pixel 2,3 e 4, e suas variantes aqui.
Nós não nos responsabilizamos por qualquer dano que venha a ser causado em seus telefones, então lembrem-se que a instalação é por sua conta e risco.
Uma versão beta, estável, será lançada já em maio para o Google Pixel.