Hoje (18), a Sony realizou um evento com transmissão online para finalmente revelar ao mundo as especificações do PS5, novo console da família PlayStation.
O conteúdo estava previsto para o evento GDC, mas este foi cancelado devido ao coronavírus. Agora, sem mais delongas, vamos as especificações técnicas do novo videogame da Sony:
- CPU: 8x Zen 2 em 3.5 Ghz (frequência variável)
- GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs (unidades de computação) em 2.23 GHz (frequência variável)
- RAM: 16 GB DDR6
- Arquitetura da GPU: Custom RDNA 2
- Largura de banda: 448GB/s
- Armazenamento: 825GB SSD customizado
- IO: 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Compressed)
- Armazenamento expansível: entrada paraNVMe SSD e HDD via USB
- Leitor de discos: 4K UHD Blu-ray Drive
O PS5 terá uma nova tecnologia de áudio 3D e um ambiente extremamente amigável para desenvolvedores. O console chega mais fraco que o Xbox Series X em poder bruto, já que tem 10.28 Teraflops (comparado com 12.1 do novo console da Microsoft).
Contudo, ele vence outros aspectos como largura de banda e velocidade de leitura da memória RAM, tornando o aproveitamento do hardware bem melhor.
O recurso Ray Tracing, que melhora gráficos, sombras, luz e áudio, também estará presente no novo videogame, e será inteiramente ligado à GPU, sem um bloco externo dedicado ao recurso, como no rival.
Sobre o áudio, os engenheiros da empresa revelaram que a tecnologia empregada será proprietária da Sony, o Tempest 3D Audio Tech. De acordo com eles, o algoritmo criado irá revolucionar o áudio em jogos.
A tecnologia calculará a área, o tamanho da onda, além da propagação através do espaço em que se locomove, trazendo uma experiência única de áudio, e que poderá ser aproveitada até mesmo em fones comuns.
Não foram divulgadas ainda fotos reais do console, ou seu preço, mas sabe-se que ele será lançado ainda no final deste ano, junto com os novos Xbox.
Estaremos de olho e traremos mais informações, assim que forem disponibilizadas.