Se você está cansado de ter que colocar um cabo e instalar drivers para conectar o seu dispositivo Android em um PC, com a finalidade de inserir arquivos no gadget, ou acessar os arquivos que estão dentro do mesmo, seja bem-vindo. Este tutorial é feito especialmente pra você.
Através do Samba, podemos mapear o seu dispositivo em uma rede de computadores, como se ele fosse mais um dos terminais. As vantagens de se ter um gadget ligado em rede são muitas. Você poderá utilizar toda a velocidade de sua rede WiFi para transferência de arquivos, além de poder fazer isso a qualquer momento, sem a necessidade de cabos. O Android, dependendo do seu espaço interno, pode se tornar até um mine HD externo com conexão sem fio para receber arquivos e pastas de um PC usando o drag and drop (arrastar e soltar) do Windows.
O Samba Filesharing é um aplicativo desenvolvido para Android que torna o seu dispositivo visível para computadores Windows e compatíveis com SMB em sua rede. O armazenamento externo de seu dispositivo é acessível como uma pasta de rede compartilhada conforme a figura abaixo.
Então vamos ao que interessa. A instalação do Samba Filesharing deve ser feita apenas em dispositivos com root. O procedimento para se fazer o root é bem simples, mas deve ser cercado de cuidados para não inutilizar o seu dispositivo. Então faça por sua conta e risco.
Faça o download do Samba Filesharing para o seu Android e abra o app. Você se deparará com uma tela de pedido de autorização de superusuário, pressione em permitir. Após conceder a permissão o aplicativo iniciará, você logo notará uma tela com a informação de que não existe nenhuma senha configurada. Acione o menu e pressione em Settings.
Na tela Preferences, apenas a opção Password estará acessível, pressione-a e defina uma senha de acesso para o seu dispositivo.
Agora, as demais opções estarão disponíveis, você poderá configurar o seu nome de usuário tocando em Username, o nome do grupo Windows em Workgroup Name (se você não o alterou em sua rede doméstica ou não sabe, deixe o padrão (“Workgroup”) e o nome do dispositivo na rede em NETBIOS Name.
Terminadas estas configurações retorne à tela inicia e note que a mensagem de status do aplicativo se alterou para “Disabled – Not Running”. Acione o menu do Samba novamente e pressione Enable. Aguarde enquanto é verificado os recursos do seu sistema. Após a verificação a mensagem da tela se altera para “Enabled – Running”, com o número de IP e o nome do dispositivo na rede.
Pronto, agora o seu dispositivo está mapeado na rede e você já pode acessá-lo através do explorador de arquivos e indo até a seção Rede. Clique no dispositivo e insira o nome de usuário e a senha configurados anteriormente.
O Samba sempre estará ativo e exibirá uma mensagem na Gaveta de Notificações do Android, mesmo que você reinicie o seu dispositivo, para desativá-lo, acione o menu e pressione Disable. Uma mensagem informando que o serviço de compartilhamento de arquivos estará sendo desligado, e o início/interrupção automática desabilitado até você ativá-lo novamente.
Este foi mais um tutorial com objetivo de deixar o sistema Android mais amigável. Espero que você tenha gostado e até o próxima.
Respostas de 8
Lixin…
Sou mais o AirDroid, que além do acesso aos arquivos via rede, consigo até mandar mensagens e ver fotos pelo PC, e ainda não dá esse trabalho todo.
Beleza Tiago. A maneira que cada um utiliza vem de diversos fatores. Pra mim, por exemplo, não deu com o AirDroid. E eu preferi um servidor de arquivos Samba, pois queria acessar o meu dispositivo a qualquer momento, sem precisar digitar um endereco no navegador. Também não achei trabalho nenhum ter que configurar o samba. Foi só digitar nome, senha e o nome do dispositivo na rede. Poderia só ter digitado a senha e deixar o resto no padrão.
Sim, com o Air não precisa digitar nem configurar, basta entrar em web. Airdroid e ler o QrCode.
Não acho o Samba viável porque quando é arquivos pesados utilizo o Air o que não é tão comum, em arquivos leves faço tudo via nuvem com o Google Drive, Dropbox ou skydrive.
A necessidade de aparelho com Root mata qualquer app.
Com a nova forma que os apps estão funcionando está ótimo utilizar a nuvem, basta ter o app instalado no windows porque o gerenciamento via site não é nada prático.
Concordo com você em alguns fatores. Mas o samba também me permite acessar os meus arquivos através dos meus outros dipositivos também. Aida tenho alguns gerenciadores de arquivos que me permitem a fezer o compartilhamento do arquivo igual a o AirDroid, mas não me contemplam na hora de compartilhar arquivos entre dispositivos. Em relação a root, vai de cada um… Eu pelo menos não vivo sem root, existe mais pros do que contra em usar o root. O problema da garatia é balela, posso voltar a room original de fabrica e sem root a hora em que eu quiser. E o root pode ser feito apenas com um click usando Unlock root.
Show de bola!!!! Adorei!!! Parabens pelo post, foi uma super ajuda!!!
Bacana esse aplicativo. Foi Fácil de configurar, muito bom pra quem não quer ficar carregando o cabo USB toda hora pra passar algo do PC pro Celular. Obrigado pelo tutorial…
Rafael Nascimento praticamente colocou o currículo na bio