Cibercriminosos continuam usando as principais plataformas digitais para enganar pessoas em várias partes do mundo. Desta vez, de acordo com informações compartilhadas pela empresa de segurança ESET, um novo tipo de golpe está prometendo aos usuários uma suposta distribuição de cartões do Carrefour com falso crédito para gastar em hipermercados da rede.
Segundo a ESET, a vítima se depararam com uma mensagem maliciosa dizendo que o Carrefour estava disponibilizando 500 cartões com crédito total de 19.640 dólares (algo em torno de R$ 106.640). Acontece que ao acessar o link enviado, o usuário era levado para uma outra página, o que acende o alerta contra possíveis roubos de dados pessoais.
Veja também:
- Galaxy M62 está chegando com 256GB de armazenamento
- Entregas mais rápidas: Amazon abre novos centros logísticos no Brasil
- Samsung libera melhorias no Galaxy S20 FE em nova atualização
- Smartphone com câmera traseira Octa surge em patente
Luis Lubeck, especialista de Segurança da Informação da ESET América Latina comentou: “Durante a análise, não detectamos nenhuma tentativa de instalação de qualquer tipo de código malicioso nos dispositivos. Por outro lado, detectamos que a campanha se dirige não só aos países onde se fala espanhol, mas que seu alcance é maior, já que existe uma versão da mensagem do WhatsApp em outros idiomas”.
Além de ressaltar os riscos de entrar em links desse tipo, a ESET também fornece algumas dicas para se proteger contra possíveis ataques. Confira abaixo!
- Fique atento e aprenda a reconhecer esses tipos de mensagens fraudulentas antes de clicar ou compartilhar. Recomenda-se levar alguns segundos para revisar a URL da mensagem em detalhes e verificar se é legítima, fazer uma pesquisa no site oficial para verificar se o benefício é mencionado ou se há mais informações sobre a promoção;
- Desconfie de ofertas muito boas e que chegam por meios não oficiais. Lembre-se de que as empresas costumam divulgar ofertas e promoções por meio dos canais oficiais, seja no site ou nas redes sociais;
- Evite clicar em links suspeitos, mesmo que venham de um contato conhecido. As campanhas são frequentemente distribuídas graças aos próprios usuários que compartilham a mensagem com seus contatos;
- Instale uma solução de segurança em cada um dos dispositivos conectados à Internet que utilizar, mantenha os dispositivos atualizados e evite compartilhar informações, links ou arquivos sem ter certeza de sua origem.