A MediaTek finalmente conseguiu superar a Qualcomm e se tornar pela primeira vez a maior fabricante de chipsets para celulares. Depois de muitos anos buscando destaque e crescimento no ramo, a MediaTek agora é mais por empresas como Xiaomi, Oppo e Até Samsung, o que impulsionou suas vendas.
A informação foi compartilhada por um levantamento pela empresa Omdia, onde mostra que em 2020 a fabricante de chips móveis cresceu nada menos que 47%, vendendo cerca de 351,8. Para efeitos de comparação, a fabricante taiwanesa alcançou subiu de 17,2%, em 2019 para 27,2%, em 2020 em número de vendas.
Veja também:
- Redmi Note 10 e Note 10 Pro estão com preços arrasadores
- Xaomi Poco F3 Pro, o novo matador de Galaxy e iPhone?
- Mi Smart Band 6: Xiaomi lança pulseira inteligente com sensor de SpO2
- Xiaomi Mi 11 Pro chega com Snapdragon 888 e tela AMOLED de 6.81″
De acordo com o que foi revelado, a Xiaomi é atualmente a maior cliente da MediaTek, que comprou no ano passado em torno de 63,7 milhões de processadores para implementar em seus aparelhos. Em seguida chega a chinesa Oppo, que adquiriu nada menos que 55,3 milhões de chips durante 2020. E por fim, vem a Samsung com cerca de 43,3 milhões de chips adquiridos durante o mesmo ano.
Mas afinal, qual seria o motivo desse rápido crescimento? Segundo a Omdia, um dos motivos seria o escândalo envolvendo a Huawei e os Estados Unidos, o que impediu que a fabricante chinesa utilizasse os chips da Qualcomm em seus aparelhos. Além disso, a chegada da pandemia fez que com que as empresas buscassem outros fornecedores para, talvez, economizar gastos.