Semana passada Philip Schiller, vice-presidente de Marketing da Apple, publicou em seu Twitter o link para um relatório que aponta um resultado alarmante em relação ao número de malwares no OS da Google. Em seu Twitter Schiller deixou a mensagem “Fiquei em segurança lá fora”, seguida do link para este relatório da F-Secure (Mobile Threat Report) do final de 2012. Segundo o documento, dos 301 tipos de malwares identificados, o Android detém nada mais nada menos que 79% dos malwares existentes para SOs móveis, enquanto o iOS conta apenas com 0,7%.
A lista dos sistemas operacionais móveis mais seguros é liderada pelo Windows Phone, seguido pelo BlackBerry com apenas 0,3% das ameaças cada.
Conforme os resultados do relatório podemos ver que as rigorosas políticas utilizadas pela Apple para filtrar os aplicativos que chegam a AppStore estão sendo bastante úteis neste quesito. No Android 4.2 a Google começou a utilizar um tipo de “scan” que verifica os aplicativos antes de serem instalados, porém ainda é cedo para saber quão eficaz está sendo isso. Vale lembrar também que os resultados obtidos pelo relatório não indicam que os usuários do Windows Phone e/ou do BlackBerry OS estão imunes a estas ameaças, pois, estes sistemas operacionais ainda não contam com a quantidade de aplicativos encontrada no Android ou iOS.
Fonte: F-Secure, Philip Schiller, Tecmundo