O Galaxy S23 Plus chegou ao mercado recentemente e está conquistando o gosto dos usuários com suas características incríveis. Mas será que ele é pareo para desbancar o Galaxy S22 Ultra do ano passado? Descubra abaixo em nossa análise!
Tela & Bateria
Colocando o Galaxy S23 Plus lado a lado com o S22 Ultra, notamos uma diferença grande na tela. Afinal, o modelo do ano passado traz um display curvo de 6.8″ com resolução QHD+, enquanto o S23 Plus ostenta um painel plano de 6.6″ FHD+. No entanto, ambos incluem tecnologia Dynamic AMOLED 2x, taxa de atualização adaptativa de 120 Hz e excelente qualidade visual.
Outro ponto em que o S23 Plus se distancia do S22 Ultra é em relação à bateria. Nesse ponto, o modelo atual abriga uma capacidade de 4.700 mAh contra 5.000 mAh do modelo mais antigo. Contudo, os resultados práticos mostram que o S23 Plus entrega até 8 horas de tela ligada, enquanto o S22 Ultra atinge até 6 horas de tela. Além disso, vale mencionar que ambos suportam carregamento rápido de 45W e carregamento sem fio.
Performance
Em termos de hardware, o Galaxy S23 Plus chega com chip mais atual da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2 contra o Snapdragon 8 Gen 1 do modelo de 2022. Em testes sintéticos, notamos uma diferença grande entre os dois, com o S23 Plus levando muita vantagem. Todavia, essa diferença praticamente desaparece no uso diário, ao passo que ambos entregam ótima performance.
Sistema & Proteção
Sobre sistema operacional, ambos os modelos saem de fábrica com Android 13 sob interface One UI 5.1. Basicamente, o único diferencial entre eles é a caneta S Pen do S22 Ultra e seus diversos recursos como escrever anotações facilmente na tela e a possibilidade de utilizar a câmera como controle remoto. Além disso, permite traduzir facilmente textos.
Em termos de construção, temos dois smartphones com construção traseira em vidro. O modelo mais atual tem proteção Gorilla Glass VIctus 2 contra o Victus 1 do modelo do ano passado. Como resultado, promete maior proteção contra danos como riscos acidentais no display. Além disso, os dois trazem classificação IP68 contra água e poeira.
Câmeras
Existem várias diferenças entre esses dois smartphones no departamento das câmeras. Começando pela frontal, o Galaxy S22 Ultra ostenta um sensor de 40MP, enquanto o S23 Plus tem o novo sensor de 12MP da Samsung. Os recursos de software são basicamente os mesmos entre os dois, mas o S23 Plus sai na frente por conseguir gravar vídeos em 4k em modo retrato.
Passando para a parte traseira, o S23 Plus vem equipado com uma câmera principal de 50MP, enquanto o Ultra traz um sensor mais poderoso de 108MP. Sobre a lente de zoom, o S23 Plus desfruta de um sensor com zoom real de 3X e híbrido de 30X. Por outro lado, o S22 Ultra conta com zoom real de 10X e zoom híbrido de 100x). Além disso, o modelo de 2022 é o único dos dois que faz fotos macro utilizando a câmera ultrawide.
Qual escolher?
Como visto acima, o Galaxy S23 Plus e o S22 Ultra são ótimos smartphones que se diferem em vários campos. Mas um fator chave na hora da escolha é o preço. Como chegou ao mercado recentemente, o Galaxy S23 Plus ainda está mais caro que o modelo Ultra do ano passado, tornando a compra um pouco inviável nesse momento.
Sendo assim, se você quer pagar mais barato, ter câmeras com mais recursos e uma caneta S Pen cheia de recursos, o Galaxy S22 Ultra é a escolha certa. Contudo, se prefere um smartphone poderoso para jogos e não se importa em pagar mais, o S23 Ultra é uma excelente opção.