O excesso de queimadas aliado a falta de chuvas tem tornado a vida dos brasileiros bem mais difícil nas últimas semanas. A cidade de São Paulo é uma das principais afetadas pela ação, uma vez que tem um número maior de população e menos área verde. E agora, um novo estudo acaba de revelar que SP está entre as cidades com pior qualidade de ar do planeta.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo o ranking suíço IQAir, São Paulo iniciou a última segunda-feira (9) com a pior qualidade de ar do mundo. Infelizmente, a baixa umidade do ar e o calor excessivo para esta época do ano tem piorado a situação. Além disso, tem se visto no céu um verdadeiro enxame de poluição, o que agrava ou gera doenças respiratórias.
Veja também:
- Galaxy A16 5G surge em primeiras imagens renderizadas
- Samsung libera One UI 6.1.1 para série Galaxy S24 no Brasil
Danos à saúde
O cenário catastrófico vivido pelos brasileiros tem gerado certa dor de cabeça, principalmente para quem possui problemas crônicos de saúde. Acontece que a poluição do ar acarreta em uma série de efeitos adversos significativos na saúde humana, incluindo problemas pulmonares e rinite severas.
Nos próximos dias, haverá uma rápida frente fria nessa região que deve amenizar o problema . Contudo, o site Clima Tempo diz que ela “não capaz de dissipar completamente o bloqueio atmosférico responsável pela onda de calor que afeta grande parte do país.”
Como se proteger?
Especialistas da saúde recomendam alguns cuidados diante de situações como a que estamos passando agora. É muito importante beber ao menos 2 litros de água por dia, evitar práticas de atividades físicas ao ar livre e evitar se expor ao sol entre 12h e 16h. Recomenda-se também a utilização de máscaras, principalmente em casos de exposição prolongada nas ruas.