A Inteligência artificial tem dominado muitas empresas ao redor do mundo e uma delas é a ByteDance, empresa controladora do TikTok. Tal empresa tem usado a IA para promover melhorias em sua plataforma. No entanto, a companhia acaba de demitir um estagiário após uma sabotagem em um projeto de inteligência artificial (IA).
Curiosamente, tal ação só ganhou destaque recentemente nas redes sociais chinesas, embora tenha ocorrido em meados de Agosto deste ano. De acordo com a empresa, estagiário “interferiu maliciosamente” no desenvolvimento de modelos de IA, afetando temporariamente um projeto de pesquisa. Ao menos, 8 mil unidades de GPU teriam sido comprometidas.
Veja também:
- Asus ROG Phone 9 chegará no próximo mês com Snapdragon 8 Elite
- Snapdragon 8 Elite chega para equipar flagships da próxima geração
Os prejuízos causados pela ação do funcionário também são bem exorbitantes. Segundo boatos, a empresa teria perdido dezenas de milhões de dólares. No entanto, a ByteDance negou tais afirmações, esclarecendo que os principais produtos e modelos de linguagem não foram prejudicados e que o prejuízo foi apenas local.
A situação ficou realmente séria para o funcionário. Afinal de contas, ele foi demitido e também denunciado à sua universidade e a associações da indústria. Certamente, tal ação levanta questões cruciais sobre a governança e a segurança em projetos tecnológicos em um cenário cada vez mais acirrado no mundo da tecnologia.
Fonte: O Antagonista.