A Mediatek acaba de oficializar um novo processador de alto desempenho, o Dimensity 8400. Ele chega como sucessor direto do Dimensity 8300 do ano passado e promete fornecer ótima performance para tarefas mais intensas como jogos. Apesar disso, terá preço mais acessível que os chips da Qualcomm, influenciando positivamente no preço final dos smartphones.
Quanto aos recursos, o novo Dimensity 8400 C vem equipado com núcleos Arm Cortex-A725 com poderoso clock de até 3,25 GHz. De acordo com a fabricante, tal chip garante um aumento de 10% no desempenho de apenas um núcleo. Por outro lado, promete reduzir o consumo de energia em 35%. Além disso, traz uma GPU Arm Mali-G720 que promete até 24% mais desempenho.
Outro destaque do Dimensity 8400 é o seu sistema inovador StarSpeed Engine. Tal tecnologia otimiza dinamicamente a alocação de recursos em tempo real, adaptando-se às demandas de cada jogo. Além disso, promete manter a taxa de quadros em 60 FPS por mais tempo, sem comprometer a temperatura final do aparelho.
Falando em inteligência artificial, a MediaTek NPU 880 está presente para melhorar o processamento de modelos de linguagem e geração de imagens. Para as fotos, a fabricante adicionou um processador de imagem MediaTek Imagiq 1080 ISP e um mecanismo de hardware de zoom QPD dedicado. Como resultado, promete capturar imagens mais rápido e com maior qualidade.
Disponibilidade
O novo processador da MediaTek estará disponível muito em breve no mercado e a Xiaomi foi a primeira a confirmar um celular com ele. Segundo a empresa chinesa, o Redmi Turbo 4 será o primeiro smartphone de 2025 a apresentar o Dimensity 8400-Ultra. Espera-se que ele chegue oficialmente no próximo dia 1º de Janeiro.