A Intel Brasil anunciou oficialmente sua 4ª geração de processadores core, a família Haswell. Segundo a empresa a nova família de processadores combina consumo de energia excepcionalmente baixo com alto desempenho, principalmente o gráfico.
Qualidade Gráfica
Nos últimos anos a Intel vem melhorando seus chips gráficos integrados, e nessa nova geração não poderia ser diferente. A Haswell vai contar com pelo menos cinco GPUs integradas diferentes contra as três da geração anterior – a Ivy Bridge.
As características básicas comuns em todas elas serão: Direct3D 11.1, OpenCL 1.2, OpenGL 4.1, o que deve melhorar o suporte para resoluções 4K, e a nova versão do QuickSync.
Outra mudança foram nos nomes, antes chamados de Intel HD Graphics, as novas GPUs integradas passam a se chamar Iris Graphics. A grande notícia é que a Iris chega a ser três vezes mais potente se comparada a 3ª geração, ou seja, será possível jogar games de última geração utilizando apenas o vídeo onboard dos processadores Haswell.
Menor Consumo de Energia e Maior Desempenho
Com toda certeza o grande avanço da nova geração foi o baixo consumo de energia. Um dos slogans da Intel para essa geração é “O maior aumento de vida útil de bateria [de uma geração para outra] na história da Intel”.
Os novos chips da linha têm 15% de aumento no desempenho e uma maior vida útil nas baterias (50% mais longa em atividade e três vezes superior em standby – se comparados aos processadores Ivy Bridge).
O novo sistema de gerenciamento de energia tem várias novidades e uma das principais é o S0ix, que permite que o sistema continue enviando e recebendo dados sem ligar totalmente a CPU e a GPU, dessa forma economizando energia.
Não restam dúvidas que um dos objetivos é fazer decolar as vendas de ultrabook, aumentando seu desempenho e também sua autonomia longe da tomada.
Já é possível encontrar aqui mesmo no Brasil os novos processadores da 4ª geração para desktop disponíveis para venda eles variam entre R$ 789,90 a R$ 1.199,90 dependo do modelo (i5/i7), já em Laptops, ultrabooks e Híbridos, que não param de ser anunciados, ainda não é possível, mas em breve estarão disponíveis no mercado internacional e também no Brasil.