Uma nova ameaça assombra os usuários de bancos via internet, o ProxyCharger possui um código que, quando se instala no computador, faz alterações nas configurações de proxy para que você seja redirecionado a páginas falsificadas dos bancos, categorizando um phishing, já que ele envia, por email, arquivos infectados para disseminar a ameaça. A ameaça, pelo menos, ataca somente os brasileiros, segundo a ESET, empresa especializada em segurança digital, e atinge cartões de crédito, pessoas jurídicas e até alguns bancos internacionais.
O seu computador é infectado somente se você realizar o download de um arquivo infectado que é enviado por email, e visualizado como uma pasta com o nome de “Execute_Para_Visualizar” e é assim que a ameaça infecta as pessoas mais descuidadas. Logo em seguida, um script é executado para modificar as configurações de proxy do seu computador e quando você tentar acessar algum site bancário, e que coincida com os conhecidos pelo vírus, você redirecionado para a página falsa e suas informações serão capturadas.
A única forma de se prevenir é não baixando nenhum anexo desconhecido e desconfie até mesmo de emails de pessoas conhecidas, por precaução pergunte a pessoa se foi ela mesmo que enviou o arquivo.
Fonte da imagem: Reprodução/Blog do Curso de Hardware Microcamp
Uma resposta
Não me surpreende ver notícias assim todos os dias, trabalho no ramo de informática e quanto mais a tecnologia está acessível ao público maior são as tentativas de estelionatos virtuais. Portanto recomendo a todos, sempre tenha um antivírus atualizado, firewall ativado, sempre baixe as atualizações do sistema e análise os e-mails suspeitos, pois basta apenas um pequeno descuido para que você ganhe uma enorme dor de cabeça.
Forte abraço galera, até a próxima!