Muitos esperavam que a Apple apresentasse o novo iPhone 6 com processador com clock elevado, de pelo menos 2.0 GHz, mas novamente ela manteve um clock bem baixo, apenas 1.4 GHz e um chip dual core, configuração que olhando apenas os números, pode-se se achar muito pouco frente aos quad core de 2.5 GHz dos smartphones com Android. Mas ai que está o erro, pois dentro do chip da Apple há muitas diferenças para os concorrentes.
Chip A8 e licença ARM
O grande pulo da Apple no chip se deu com a chegada do iPhone 5, pois até o 4S, ela comprava uma licença de processador ARM completo e passou a adquirir licença de arquitetura, ou seja, pagando a licença para uso de instruções ARM, construindo assim seu próprio chip, como a Qualcomm faz e distribui para os aparelhos com Android e Windows Phone. A vantagem é que a Apple desenvolve seu chip de acordo com suas necessidades específicas, ao contrário da Qualcomm, que faz o mesmo chip e revende para Samsung, Nokia (Microsoft), LG, Sony, etc.
A Apple não revela as especificações técnicas de seus chips. Mas é sabido que o A8 tem 2 bilhões de transistores e para efeito de comparação, o Snapdragon 805 tem apenas 700 milhões. Esse desenvolvimento próprio é o grande “pulo do gato” contra os concorrentes com Android e WP.
64-bit
A Apple foi a primeira a introduzir chip 64-bit em um smartphone com a chegada do iPhone 5S (A7) e já vai pouco mais de 1 ano e nenhum concorrente com Android conseguiu acompanhar. O iPhone 6 e 6 Plus agora contam com chip A8 também 64-bit. Os concorrentes com Android só irão receber o chips 64 bit próximo ano.
Clock do processador
Muita gente compara apenas o clock do processador divulgado pelos fabricantes e nesse caso, é até de assustar o iPhone 6 possuir apenas 1.4 GHz, onde aparelhos com Android passam fácil dos 2.2 GHz desde o ano passado. Porém a divulgação desses clocks altos são apenas questão de marketing, já que essas frequências altas de 2.7 GHz ficam apenas por pouco tempo quando ativa o turbo, depois cai para apenas 1.3 GHz, isso falando do Snapdragon 805, o chip mais potente disponível da Qualcomm no mercado atualmente. Já no iPhone a Apple divulga a potência nominal real apenas.
Conclusão
Acima mostramos alguns dos motivos que o iPhone 6 e 6 Plus conseguem ótima performance, mesmo com processador de dual core de 1.4 GHz e 1 GB de RAM (no caso da memória RAM, isso se deve também a boa otimização do iOS). É claro que por trás de tudo tem dados secretos que a Apple jamais irá revelar. Mas basicamente se resume a essa explicação.
Os concorrentes como Samsung, LG e Sony, por exemplo, ainda estão longe da Apple nesse seguimento. A Samsung tenta o mesmo caminho, desenvolvendo os chips Exynos, porém ela usa licença de processador AMR, onde ela monta o chip ARM em seu próprio Soc, ao contrário da Apple que desenvolve tudo e usa apenas as instruções ARM para fabricação do seu chip.
Respostas de 2
Quando você afirma que o Iphone 5s foi o primeiro 64bit no celular, tá equivocado. O primeiro a trazer um chip 64bit foi a motorola com o razr i, com o processador intel 2ghz com um núcleo só. Ele tbm era 64.
Osvaldo,
O Intel Atom Z2460 segundo o site da própria empresa, ele é 32 bit: http://ark.intel.com/pt-br/products/70098/Intel-Atom-Processor-Z2460-512K-Cache-up-to-1_60-GHz
E o RAZR i não funcionava em 64 bit. A diferença é que o RAZR i foi o primeiro a possuir processador X86 se não estiver enganado, ao contrário dos outros modelos que usam processadores com arquitetura ARM.