Após os vazamentos e especulações, finalmente a Motorola lançou os aparelhos Moto Z e Moto Z Force no evento Tech World. Desde os vazamentos e com a confirmação dos aparelhos, começamos a acreditar que a linha Z iria substituir a linha X. Porém a Lenovo/Motorola emitiu um comunicado para esclarecer que isto não é verídico. Assim, para os fãs da linha Moto X, outros melhoramentos poderiam muito bem estar nos planos da empresa.
As primeiras impressões que os dois aparelhos modulares causaram são muito positivas. Embora muito semelhantes, o modelo Force recebeu alguns extras, tais como uma bateria maior e uma câmera um pouco melhor. Os aparelhos são muito elegantes e bonitos, porém o Moto Z chama muita atenção para a sua espessura finíssima. No entanto, com uma tela de 5,5” 2K, 4GB de RAM, um chip Snapdragon 820 e ainda mais todo o resto… é questionável se uma bateria de 2600mAh será suficiente para manter toda essa potência.
Mesmo com todo esse poder da linha Z, o Moto X pode não estar completamente morto, de acordo com um comunicado emitido para o pessoal do Android Police:
“O Moto X está vivo e bem, o Moto X Force, que foi lançado recentemente em vários mercados no mundo todo, mostra isso. As linhas X e Z podem compartilhar grandes qualidades, mas proporcionam experiências diferentes e farão o nosso portfólio mais robusto para os consumidores que procuram o smartphone perfeito para atender suas necessidades. Os consumidores mais tradicionais continuarão na linha X, enquanto os mais ávidos por tecnologia encontrarão um novo conjunto de experiências na linha Z e nos Moto Mods.”
Claro, a Motorola não matará a linha X até que os modelos Moto Z e o Z Force mostrem a que vieram. Com a marca Moto X tendo ganho muito respeito por toda a comunidade tecnológica ao longo dos últimos três anos, matá-la completamente não faria sentido nesse momento.
O Moto Z e o Moto X são diferentes em vários aspectos, mas passam a sensação de serem a linha premium da fabricante. Assim, apesar da declaração, os novos aparelhos da linha Z ainda podem substituir a linha X.
E o que você acha? A Motorola deveria matar logo a linha X e manter todo o foco na linha Z ou manter ambas, sendo cada uma com o seu foco diferente?