Os novos aparelhos da Google, Pixel e Pixel XL, chegarão ao mercado em breve e trarão várias novidades ao mundo Android. Confira algumas destas novidades:
Fim dos Nexus: A primeira delas é que a linha, como todos já sabem, substituirá a linha Nexus, mas não trará um Android totalmente puro como a linha anterior. A Google irá implantar alguns recursos exclusivos nos aparelhos, além de exercer controle total sobre tudo neles.
Novo Launcher: A segunda novidade é que os novos Google Pixel trarão um launcher exclusivo, chamado de Pixel Launcher. Esse launcher em questão já foi vazado há umas semanas atrás, mostrando um visual bem semelhante ao Google Now Launcher, tendo apenas pequenas modificações.
Porém agora surgiram mais informações a respeito do Pixel Launcher e suas peculiaridades. A primeira se dá, como já visto, a remoção do ícone que dava acesso à gaveta de apps, sendo substituído por uma pequenina seta e pelo movimento de “deslizar para cima”. A segunda mudança ficou em relação ao widget de pesquisa do google, que antes era uma barra de pesquisa e agora passou a ser um botão com o logo “G”. A terceira mudança sofrida foi em relação aos ícones, que agora passam a adotar um visual padrão circular.
Os novos ícones abandonam as linhas livres de antes e passam a adotar um visual mais uniforme, sendo agora circulares. Alguns foram redesenhados, como é o caso do Google Tradutor, Google Câmera, Contatos, Teclado do Google e Maps. Já os restantes mantiveram o mesmo design, sendo inseridos em círculos brancos. Vale informar que os ícones antigos continuarão sendo usados nos demais launchers, os novos serão usados apenas no Pixel Launcher. Confira as mudanças:
O ícone do Calendário merece um destaque especial nesse tópico pois, diferente dos demais aplicativos da Google, ele possui uma habilidade especial que modifica o seu ícone de acordo com a data atual. Daí, ao invés de utilizar apenas um ícone, o Calendário possui 31 ícones diferentes que se alteram de acordo com o dia.
API 25: Outra novidade importante que virá no Google Pixel, embarcada no Android 7.1 Nougat, é a API 25. Mas o que essa API faz de tão especial? Ela possui um recurso bem semelhante ao 3D Touch presente nos iPhones a partir do 6s, onde é possível executar diversos comandos nos apps apenas pressionando os seus ícones um pouco mais, sem a necessidade de abri-los.
Essa API foi introduzida na segunda versão do Android N Developer Preview, mas foi removida da versão final do sistema, porém retornará com a versão 7.1.
Alguns aplicativos da própria Google já possuem suporte à nova API e já apresentam diversos comandos. Confira:
Play Livros
- Loja
- Minha Biblioteca
Calendário
- Novo Evento
- Novo Lembrete
Contatos
- Adicionar Contato
Drive
- Envio
- Digitalização
- Pesquisa
Play Music
- Estou com sorte
- Minha Biblioteca
- Recentes
Gmail
- … (os comandos ainda não foram adicionados)
- Pesquisa
- Pesquisa por voz
Mapas
- Casa
- Trabalho
Play Filmes e TV
- Meus Filmes
- Meus Programas de TV
- Minha Lista de Desejos
Fotos
- Libere Espaço
- Estou com sorte
O Google Pixel e o Google Pixel XL serão apresentados oficialmente no dia 4 de outubro, em um evento organizado pela gigante das buscas. Infelizmente ainda não há informações sobre valores e nem sobre quais países irão recebe-lo.