Uma das notícias mais tristes em 2016 para o mundo tecnológico foi o fim da CyanogenInc, famosa empresa responsável por dar uma sobrevida maior aos smartphones abandonados pelas suas fabricantes através do projeto CyanogenMod, onde oferecia a versão mais atual do Android para esses aparelhos.
A parte boa da história é que nem tudo é só tristeza. A própria Cyanogen informou que deixaria todos os dados do projeto a disposição de quem quisesse continuar desenvolvendo-o. Com a disponibilização do projeto open-source surgiu o LineageOS, novo sistema que dará continuidade à missão do CyanogenMod.
A LineageOS surgiu sem quase nenhuma informação a seu respeito, com poucas divulgações sobre como seria o processo de desenvolvimento e disponibilização de novas ROM’s. Mas novas informações começaram a surgir.
A primeira novidade é que o OS acaba de divulgar o seu logotipo oficial, que conta com três círculos interligados em um fundo verde. Confira:
A outra novidade é que a equipe por trás do sistema já começou a correr atrás de servidores para hospedar os arquivos dos Builds, com links Slaves e Mirrors, possuindo algumas exigências como: deve ser capaz de enviar a ROM com no máximo 1 hora, possuir conexão mínima de 100Mbit sendo preferível possuir 1Gbit, espaço mínimo de 500GB e IPs estáticos. Essas exigências são necessárias para manter o bom funcionamento da disponibilização de novas atualizações tanto via download direto quanto via OTA, assim como era com a CyanogenMOD.
Como o sistema ainda está na sua fase inicial, é bem provável que muita coisa mude daqui pra frente. Acompanhemos então essa nova trajetória para o mundo mobile.