Por mais cuidados que tenhamos com nossos dispositivos, eles sempre podem estar vulneráveis á ataques de hackers de uma forma sútil. Um dos vírus que está destruindo aparelhos pelo Brasil e pelo mundo é o Loapi. Ele afeta dispositivos Android e tem como “superpoder” a multidisciplinaridade, ou seja, faz com que o vírus tenha impacto em vários recursos presentes no dispositivo.
Foi descoberto pela empresa Kaspersky Lab, especialista em segurança cibernética. O Brasil está entre os mais atingidos pelo vírus, entre outros países como México, Chile, Panamá e Peru. Alguns países da Europa e os Estados Unidos também foram afetados. Segundo Nikita Buchka, especialista em segurança da Kaspersky Lab, informa que embora o vírus não seja capaz de acessar dados como um cartão de crédito, ele “pode destruir o celular”, já que tem controle sobre quase todas suas funções, deixando-o inutilizável.
Ele vem de uma forma bastante silenciosa, por meio de anúncios falsos de antivírus ou aplicativos para adultos. Uma vez instalado, o software solicita permissões de administrador para assumir o controle do dispositivo, como mensagens de texto, assina serviços de SMS sem deixar rastros, permite receber publicidade invasiva, usa recursos do aparelho para criar criptomoedas, entre outros.
Proteja-se
- Desative a opção que permite a instalação automática de aplicativos
- Certifique-se de ter a versão mais recente do seu sistema operacional
- Instale um antivírus que seja conhecido por ter bom desempenho em eliminar vírus