Depois de verificar a influência da quantidade de memória ram em tarefas com a execução apenas de 1 programa (veja aqui o teste: https://www.tudoemtecnologia.com/memoria-ram-o-quanto-influencia-no-desempenho-do-notebook/), foi realizado outro teste, agora simulando o uso em multitarefas que os usuários domésticos (básicos) utilizam no seu dia-a-dia e verificar nesse ambiente a influência da quantidade de memória no desempenho. No teste foi utilizado o Lenovo Z460 com a seguinte configuração:
CONFIGURAÇÃO DO NOTEBOOK:
- PROCESSADOR: Intel Core i5 480M 2.66/2.9ghz, 3mb de cache;
- PLACA DE VÍDEO: Intel HD;
- CHIPSET: Intel HM55;
- MEMÓRIA RAM: 6gb DDR3;
- DISCO RÍGIDO (HD): 640gb;
- CONEXÕES: HDMI, RJ45, VGA, fone de ouvido, microfone, leitor de cartões de memória, bluetooth, 3 usbs 2.0 (uma combo com e-Sata), 1 e-Sata;
- CONEXÃO SEM FIO: 802.11 b/g/n;
- REDE: 10/100;
- TELA: 14″ LCD LED com resolução HD (1366 x 768);
- DRIVE ÓPTICO: Gravador de CD e DVD (dual layer);
- SISTEMA OPERACIONAL: Windows 7 Home Premium 64bits OEM Lenovo + CIS instalado (comodo internet security pro);
- BATERIA: 6 células.
O teste foi realizado com 3 configurações de memórias diferentes, porém todas da marca Samsung, confira abaixo:
- 2gb 1066mhz DDR3 single channel;
- 4gb 1066mhz DDR3 single channel;
- 6gb 1066mhz DDR dual channel.
Foram escolhidas 3 tarefas para realização do teste, confira:;
- Converter 21 faixas (total de 86min) de arquivos MP3 para WMA;
- Compactar um arquivo de 354mb para rar;
- Converter um vídeo AVI de 40min e 53s para WMV.
Durante a execução dos testes, estavam abertos os programas: Chrome 13.0 com 3 abas abertas, MSN 2012 com 3 abas de conversa e o Windows Media Player 12 tocando uma lista de reprodução com 21 faixas.
O programa utilizado para converter os arquivos foi o Blaze MediaConvert 2.7 e o programa para compactação foi o 7-zip 9.21beta 64bits.
RESULTADOS
CONVERSÃO MP3 PARA WMA
Os resultados foram parecidos com o teste anterior, porém, a diferença que já foi pequena da outra vez, agora ficou ainda menor, mostrando mais uma vez uma diferença insignificativa no uso diário.
COMPACTAÇÃO DE ARQUIVO (354MB)
Nessa tarefa mais uma vez o sistema com 2gb apresentou o mesmo desempenho, enquanto a versão com 4gb e 6gb aumentaram um poucos os valores, mas nada significante. O aumento as vezes se dar por algum processo do Windows que entra em ação durante a execução ou até mesmo o CIS executando algo. Porém no geral, mais uma vez a diferença é extremamente pequena.
CONVERSÃO AVI PARA WMV
Nessa tarefa se esperava uma diferença maior, porém, mais uma vez a diferença é bem pequena, mesmo sendo uma processo de mais de 9 minutos, a diferença não passou de 3,5% entre 2gb e 6gb e menos ainda nos outros comparativos.
CONCLUSÃO
Mesmo em multi-tarefas, o i5 480M mostrou-se forte o suficiente para deixar a quantidade de memória pouco influenciar no seu desempenho final. Talvez com processadores mais fracos, com um Pentium P6100 a diferença seja maior, mas em processadores mais fortes, 2gb de memória já é o suficiente para encarar as tarefas diárias dos usuários domésticos com facilidade. Em breve testaremos um modelo com i3 e com Pentium para verificar se irá aparecer alguma diferença significativa, espera-se que no i3 os resultados serão parecidos com os encontrados aqui, mas no Pentium a diferença poderá ser maior, pois o mesmo não tem a tecnologia Hyper-Threanding que ajuda em multi-tarefas.
Na hora de escolher seu notebook, veja que é mais vantajoso optar por um processador mais forte e menos memória que o contrário (para manter o orçamento), como é o que acontece com o Acer 5750 com i5 e 2gb, que custa na média de R$1599,00, enquanto a versão com i3 e 3gb fica no mesmo valor.
Uma resposta
Já foi realizado o teste num i3?