Sem nos darmos conta, trabalhamos para outras empresas ao navegar pela internet. Um exemplo claro disso é quando publicamos uma foto em uma rede social. Esse ato, de forma indireta, colabora com a empresa para que esta seja mais atrativa a fim de que outros usuários possam fazer o mesmo, gerando mais acessos para o site ou mesmo gerando lucro através da publicidade.
Certamente, fazemos muitas outras coisas enquanto estamos navegando na web. Segundo um grupo de acadêmicos da Microsoft e das universidades de Satnford e Columbia, ter consciência do valor que geramos em nosso percurso diário pela Internet é só o início de uma futura geração, onde os internautas irão exigir algum dinheiro por isso.
Hoje sabemos que as empresa utilizam informações na web para aprimorar os serviços de inteligência artificial, e cada um de nós, de certa forma estamos colaborando com isso. Além disso, diante dos aprimoramentos dessa tecnologia, muitos ficam apreensivos com medo de perderem seus empregos, visto que robôs poderão fazer suas atividades sem gerar gastos para as empresas. Segundo disse Glen Weyl, pesquisador da Microsoft, “A inteligência artificial ainda é uma parte muito pequena da economia, mas se efetivamente os robôs vierem a ficar com os trabalhos, queremos nos assegurar de que as pessoas tenham um futuro nesse cenário”
Enfim, sabemos que, por mais aprimorada que esteja a inteligência artificial, ela dificilmente irá ser tão capaz quanto ao ser humano. No entanto, tenhamos em mente que valorizar a geração dos dados precisa ser parte da solução para uma sociedade futura sustentável, e livre de desigualdade.
Uma resposta
Que?