Noticiamos no final de 2017 que o navegador Google Chrome contaria com um recurso interessante que iria bloquear propagandas sem o uso de terceiros, como o AdBlock. O recurso finalmente começou a ser liberado hoje (15), para usuários nos EUA e Europa. Na verdade, esse novo recurso irá filtrar vários tipos de publicidades invasivas, como aqueles vídeos com autoplay, frames com luzes piscando e pop-ups irritam o usuário, por cobrirem toda a tela.
Muitos questionaram o fato do próprio navegador contar com esse recurso, uma vez que o Google é o responsável pela maioria das propagandas. Acontece que a própria empresa afirmou que até mesmo seus anúncios podem ser bloqueados se não respeitarem algumas diretrizes. Tudo isso para proporcionar maior satisfação e uma navegação mais precisa na web. Confira a seguir o que o recurso irá bloquear:
- Anúncios pop-up (desktop)
- Anúncios com contador (desktop)
- Vídeos com autoplay e som (desktop)
- Anúncios que “grudam” no scroll (desktop)
- Pop-ups (mobile)
- Anúncios que cobrem a largura inteira (mobile)
- Vídeos com autoplay e som (mobile)
- Anúncios que “grudam” no scroll (mobile)
- Anúncios com contador (mobile)
- Banners com densidade maior que 30% (mobile)
- Banners com animações e luzes (mobile)
É preciso lembrar também que a empresa está mais focada agora nos smartphones, visto que muitos reclamam ainda da instabilidade ao usar o navegador móvel. Diante disso, o usuário terá de decidir por conta própria se vai ser necessário manter a extensão AdBlock instalada ou não. Por enquanto, ainda não se tem uma previsão de quando o recurso estará disponível para os usuários no Brasil.
Respostas de 2
Opera Internet Browser.
Uso o Adblock até para o Youtube e mais um ad para popup. essas janelas que abrem sem nossa autorização. Não vejo nada de anúncios