Parece que a crise começou a chegar no mundo dos smartphones. Segundo o analista Gartner, o mercado de smartphones encerrou 2017 com uma queda de 5,6%, primeira queda desde 2004, quando o analista começou a rastrear o mercado. Foram 408 milhões de aparelhos vendidos entre os meses de outubro e dezembro de 2017, contra 432 milhões de unidades no mesmo período em 2016.
O curioso, entretanto, é que essa queda foi registrada no final do ano, período em que as vendas geralmente são maiores do que outras épocas. O motivo pode estar ligado aos aparelhos cada vez mais avançados, onde o usuário não vê a necessidade de comprar um novo, principalmente quando as fabricantes atualizam seus dispositivos para uma nova versão de sistema operacional.
Outra motivo seria que usuários estão cada vez menos impressionados com as novidades do mundo mobile, e não se contentam pagar, por exemplo mais de 2.000 em um aparelho celular. Gartner informa ainda que a fabricante de smartphones classificada como número 1, a Samsung, viu um declínio de unidade ano-a-ano de 3,6% no quarto trimestre de 2017, enquanto as vendas de iPhones da Apple caíram 5% no trimestre de férias.
Certamente, as empresas esperam atrair muitos consumidores nesse início de ano, uma vez que vários modelos como o S9, Moto G6, Moto X5, Moto e Asus Zenfone 5 2018 chegarão ao mercado prometendo tecnologia de ponta.
Uma resposta
Boa estratégia para quem pretende ter um aparelho com ótima configuração pagando um preço aparentemente justo, é pegar um top do ano anterior que com certeza vai aguentar o tranco por uns bons 2 ou 3 anos de boa!