A situação é preocupante se tratando das vendas de smartphone Chineses. De acordo com os analistas da empresa Canalys, os embarques de smartphones sofreram uma forte queda de 21% no 1º trimestre de 2018, número mais baixo registrado desde 2012.
Um dos motivos, segundo Mo Jia, Analista de Pesquisa da Canalys, seria por causa dos custos de marketing e gerenciamento de canal para um país tão grande quanto a China, algo que só as empresas e fornecedores grandes conseguem dar conta.
Por exemplo, os quatro principais fornecedores nacionais Huawei, Oppo, vivo e Xiaomi, investiram pesado no marketing, mas o retorno não foi como o esperado. Enquanto a Huawei registrou um modesto crescimento de 2% nos embarques para 21 milhões de unidades, a Oppo e a Vivo registraram uma queda de 10%, respectivamente com 18 milhões e 15 milhões de unidades embarcadas.
Veja também:
A única das quatro que se saiu melhor foi a Xiaomi, devido aos seus telefones bem acessíveis, com um salto de 37% para quase 12 milhões de unidades. Com relação ao próximo trimestre, esses números podem mudar a situação, uma vez que todas essas empresas já estão anunciando seus lançamentos.