Pesquisar
Close this search box.

Amazon, Apple e Google anunciam parceria inédita

Três das maiores empresas de tecnologia do mundo – Amazon, Apple e Google – decidiram deixar a rivalidade de lado por ora e vão, juntas, fazer parte de um projeto que visa acelerar e facilitar o desenvolvimento de produtos domésticos inteligentes. O anúncio foi feito nessa última quarta-feira (18), na Califórnia, por meio de um comunicado em conjunto.

O projeto foi batizado de “Project Connected Home Over IP”, que seria, em tradução literal, “Projeto de Casas Conectadas sobre IP”. A parceria é um acordo entre as gigantes, além de outras empresas do setor, para desenvolver um padrão para aparelhos inteligentes de uso doméstico, para garantir que sigam uma mesma norma de segurança e sejam compatíveis entre si.

Google Nest

De acordo com o comunicado, o principal objetivo é “desenvolver e promover a adoção de um novo padrão comum de conectividade livre de royalties para aumentar a compatibilidade entre produtos domésticos inteligentes, com segurança como um princípio fundamental”, afirma o texto em conjunto.

Sendo mais simplista possível, as empresas pretendem criar um padrão único de programação e conectividade para todas as empresas que fabricam produtos inteligentes, tornando o desenvolvimento mais fácil para os fabricantes e aumentando a compatibilidade dos consumidores.

Atualmente, os dispositivos inteligentes usam diferentes padrões de conectividade. Na prática, significa que dispositivos domésticos inteligentes – como luzes e outros aparelhos eletrônicos – não são necessariamente compatíveis com cada auto-falante inteligente. É exatamente isso que o projeto pretende mudar.

Apple HomePod

Embora a ideia faça com que mais gadgets passem a funcionar nos dispositivos dessas empresas, ela não vai padronizar os recursos e diferenciais das companhias. Por exemplo, não será possível ouvir a voz da Siri no Echo Dot da Amazon, ou falar com a Alexa utilizando o HomePod da Apple.

Ao aproveitar um padrão, o grupo espera otimizar a experiência do consumidor. “O projeto complementará as tecnologias existentes e os membros do grupo incentivam os fabricantes de dispositivos a continuar inovando, usando as tecnologias disponíveis hoje”, diz o texto em conjunto.

Não foi informada uma data exata para implementação do novo serviço, mas a estimativa é de que deve sair “no final de 2020”.

Publicado por:

Picture of Rafael Cruz

Rafael Cruz

Comentários:

Deixe um comentário

Destaques

Motorola Edge 70 Ultra é visto em teste de performance com chip da Qualcomm

Galaxy S24 Ultra fica muito barato com cupom exclusivo

Notebook ASUS VivoBook Go 15 fica baratíssimo na Amazon Brasil

Últimas Notícias
Notícias

Motorola Edge 70 Ultra é visto em teste de performance com chip da Qualcomm

Promoções

Galaxy S24 Ultra fica muito barato com cupom exclusivo

Promoções

Notebook ASUS VivoBook Go 15 fica baratíssimo na Amazon Brasil

Notícias

Vazou! Galaxy S26 Ultra tem câmeras reveladas antes da hora