É indiscutível o sucesso de vendas do Galaxy S20 FE. Ele foi lançado originalmente pela Samsung em Setembro de 2020, mas ganhou uma nova versão 2022 com suporte para redes 5G. Será que vale a pena comprá-lo agora? Descubra em nossa super análise abaixo!
Desempenho & Sistema
Equipado com processador Snapdragon 865 5G, o Galaxy S20 FE ainda é rápido o suficiente para abrir apps rapidamente e sem travamentos. Em nossos testes, a força do processador aliado a GPU Adreno 650 nos deu uma excelente experiência em jogos como Asphalt 9. Além disso, os 6GB de memória RAM disponíveis ainda são suficientes para atender a maioria dos usuários em termos de multitarefas.
Se o Galaxy S20 FE é ótimo em performance, vale notar que o aparelho não terá mais atualizações do Android. Ele chegou com Android 10 e se encontra atualmente no Android 13, cumprindo assim a promessa da Samsung em enviar três atualizações grande de software. Por outro lado, o modelo ainda segue recebendo pequenas atualizações mensais com melhorias de segurança.
Recursos & Câmeras
Os recursos embarcados do Galaxy S20 FE ainda se destacam entre os últimos lançamento do mercado. Um deles é o modo DeX, recurso que transforma o smartphone em um computador de bolso. Traz também o Samsung Smart View, que permite espelhar a tela do celular na Smart TV. Além disso, tem mais vantagens como Samsung Pass, Pasta Segura e o Samsung Wallet, que permite fazer pagamentos por aproximação.
Em termos de câmera, a lente frontal de 32MP se saiu bem em selfies mesmo em baixa luz. Ela tem a vantagem de capturar vídeos em 4K a 60 FPS, algo muito raro em sua faixa de preço. No entanto, peca em alguns cenários com mais iluminação, devendo no balanço de branco e nível de cores.
Sobre a parte traseira, tem como principal destaque sua câmera telefoto de 8MP com zoom óptico de 3X. Esse recurso é ideal para capturar imagens mais distantes com melhor qualidade e definição. As câmeras principal e ultrawide de 12MP também capturam vídeos em alta definição e conseguem fotos com ótimo nível de detalhes. Além disso, trata-se do único modelo em sua faixa de preço com modo noturno para todos os sensores.
Construção
A Samsung mesclou uma construção de plástico simples com uma tecnologia premium vista somente em modelos mais caros. Nesse caso, temos um acabamento traseiro em plástico e laterais em alumínio. Contudo, sua classificação IP68 permite o uso dentro d’água por até 30 minutos sem causar nenhum tipo de dano interno.
Vale a pena em 2023 ?
Após analisar cada detalhes acima, chegamos em uma conclusão sólida. Apesar de mandar em vários aspectos, o o Galaxy S20 FE não é uma escolha ideal para usuários que pensam em ficar 3 ou 4 anos com o smartphone, uma vez que não terá mais atualização de Android. Contudo, ainda é uma excelente escolha para quem pretende ter um smartphone secundário ou que não se importa com suporte de sistema operacional.