Se você utiliza um celular pirateado, mais conhecido como réplica, é bom começar a se preocupar. A Anatel emitiu comunicado oficial informando que no próximo sábado dia 08, iniciará a segunda etapa de bloqueio deste tipo de aparelho em pelo menos 10 estados em 4 regiões do país.
Na região sudeste, os estados afetados serão o Espírito Santo e Rio de Janeiro. Já na região norte teremos o estado do Acre e Rondônia. Na região centro-oeste sofrerão bloqueio aparelhos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Já no sul o bloqueio atingirá os estados de Santa Cataria, Paraná e Rio Grande do Sul. Assim, apenas no nordeste não haverão bloqueios.
Essa já é a segunda vez que a agência toma uma medida deste tipo no ano. Na primeira leva, foram atingidos celulares do Distrito Federal e Goiás. Portanto, a agência reguladora da indícios que a “luta” contra dispositivos falsificados não cessará tão cedo.
Aliás, já existe uma nova previsão de bloqueio de mais aparelhos para o dia 24 de março de 2019. Dessa vez, a região nordeste estará englobada, além dos estados do Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Roraima e São Paulo.
Desde setembro deste ano a Anatel já envia notificações aos usuários avisando sobre o futuro bloqueio.
Serão bloqueados pelo IMEI, todos os dispositivos que não são homologados em nenhum órgão de registro. Entretanto, a Anatel deixa claro que se você já usava um celular pirata antes do envio das mensagens de aviso não será bloqueado. O bloqueio ocorrerá apenas nos aparelhos adquiridos após o inicio dos envios ou cujo usuário trocou seu número de linha recentemente.
A Anatel ainda ressalta que celulares importados de marcas como a Xiaomi não serão bloqueados. Isso ocorre porque estes celulares já são homologados em órgãos internacionais.
Respostas de 3
Sugiro uma matéria para esclarecer o que afinal a Anatel define como celular pirata. Afinal tá todo mundo com receio de comprar um celular no exterior e acabar com um peso de papel….
Piratas = réplicas.
Marcas certificadas por órgãos internacionais não serão bloqueadas, como: Xiaomi, OnePlus, Huawei, Lenovo, Meizu, etc.
Thalisson, estão noticiando também que a Anatel irá cobrar a partir do mês que vem uma taxa de R$200 para homologar e certificar aparelhos de celulares importados via Correios. Será verdade ? Vide: goo.gl/pFrfYU