O Android Lollipop 5 tem dado muitas dores de cabeça aos fabricantes por conta de um bug no gerenciamento da memória RAM e por isso muitos updates tem demorado mais que o normal, como é o caso do Zenfone 5, onde a Asus anunciou um atraso de 3 a 4 meses para começar a liberar a nova versão do Android para ele.
Provavelmente devido aos problemas do Lollipop, o Google está focando na otimização da memória RAM para o Android M, que será a próxima versão do sistema da empresa. Além do gerenciamento melhor, o Android precisa melhorar e muito o consumo de recursos, pois smartphones com apenas 1 GB estão bem no limite, enquanto o Windows Phone e iOS dão conta muito bem do recado.
Atualmente muitos smartphones possuem alto desempenho, porém a autonomia da bateria não é grande, como é o caso do Novo Moto X. E a Google quer mudar isso, focando também no desenvolvimento da bateria, o que deverá dar mais tempo longe da tomada aos aparelhos.
Segundo rumores, a nova versão do Android terá leitor de impressões digitais nativo. O novo Android M deverá chegar em agosto, mas a data poderá mudar.