Desde que se tornou famoso no mundo mobile, o AnTuTu virou referência para muitos na hora de escolher um smartphone. Com a promessa de medir o desempenho dos aparelhos, o app se tornou um dos aplicativos de benchmarking com melhor classificação para dispositivos Android, sendo baixado milhões de vezes na Play Store. Contudo, algo inesperado aconteceu e chocou os fãs da plataforma.
Pegando todos de surpresa, o Google simplesmente arrancou todos os três aplicativos do AnTuTu da Play Store. Sim, os aplicativos Antutu 3DBench , o Antutu Benchmark e o Antutu Benchmark encontram-se atualmente fora da loja, sendo impossível achá-los por lá. Como justificativa, parece que o AnTuTu poderia ter sido afetado pela restrição do Google em todos os aplicativos do grupo Cheetah Mobile.
Veja também:
- UMIDIGI UFit chegará em 16 de Março com monitoramento de SpO2
- Saiba quais são os smartphones mais rápidos de Fevereiro de 2020
- WhatsApp finalmente recebe modo noturno para Android e IOS
- Oppo Reno3 Pro estreia com câmera selfie dupla de 44MP
Segundo o pessoal da TuttoAndroid, o motivo para a exclusão desses aplicativos também está em torno dos conflitos do grupo Cheetah Mobile com o Google. Na época, uma fraude no repasse de dados aos anunciantes revelada um número de instalações de aplicativos superior ao real, fazendo com que os criadores do AnTuTu ganhassem milhões.
Obviamente, a equipe do AnTuTu está ciente que uma reversão poderia ser impossível de ocorrer. Dessa forma, a única opção rápida que encontraram foi de incluir os links para download via APK.
Confira abaixo uma nota oficial da empresa:
” Achamos que precisamos fazer alguns esclarecimentos e explicações sobre este assunto.
Recebemos um e-mail de notificação do Google a 7 de Março informando-nos que o Antutu era uma das contas de editoras relacionadas com o Cheetah Mobile, todas as aplicações Antutu foram removidas da Play Store. Mas, na verdade, pensamos que há algum mal-entendido sobre isso. Antutu NÃO é a conta relacionada da Cheetah Mobile!!
Antutu foi fundado em 2011, mesmo antes do Cheetah Mobile, e é um dos primeiros criadores do Google Play. A Cheetah Mobile investiu em nós por volta de 2014 e tornou-se um dos nossos acionistas desde então. No entanto, ainda mantemos uma conta considerável de ações e operação independente da empresa, bem como a nossa própria conta independente Google Play. A Cheetah Mobile nunca tocou na nossa conta Google Play, e a AnTuTu não fez qualquer promoção do software da Cheetah Mobile.
Acreditamos que a razão do erro de julgamento do Google é que compramos e utilizamos os serviços legais do Cheetah Mobile, pelo que o nosso link da política de privacidade utilizou o endereço cmcm.com. É nisto que estamos a trabalhar, incluindo a mudança de fornecedor legal.
Esperamos que o Google possa examinar cuidadosamente a conta do Antutu e finalmente resolver este mal-entendido.
Mais uma vez, obrigado.