O Banco Central anunciou uma novidade no Pix: agora, será possível fazer pagamentos apenas aproximando o celular da máquina, como já acontece com cartões de crédito e com carteiras digitais, como o Google Wallet. Essa tecnologia, chamada de Pix por aproximação, torna os pagamentos ainda mais práticos e rápidos.
Porém, nem todos os celulares poderão usar essa nova funcionalidade. Modelos de celulares mais antigos, lançados antes de 2018 e que não receberam atualizações recentes, não serão compatíveis com o Pix por aproximação. Isso porque eles precisam ter NFC (tecnologia que permite a comunicação com a máquina de pagamento) e uma segurança de software atualizada para evitar fraudes.
Quais modelos de celular não serão compatíveis?
Abaixo estão alguns dos modelos de 2018 que podem perder o suporte para o Pix por aproximação:
- Zenfone Max Pro
- Xiaomi Mi 8 Lite
- Samsung Galaxy A9
- Samsung Galaxy A7
- Samsung Galaxy J2 Core
- Samsung Galaxy Note 9
- Samsung Galaxy S9
- Samsung Galaxy J8
- Samsung Galaxy J7
- Samsung Galaxy J6
- iPhone XR
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- Motorola One
- Motorola One Power
- Motorola Moto G6
- Motorola Moto G6 Plus
Por que isso acontece?
A tecnologia de aproximação do Pix precisa de um recurso chamado NFC, que alguns modelos antigos não têm. Além disso, o Banco Central exige que o sistema do celular esteja atualizado para garantir segurança contra golpes e fraudes. Assim, celulares sem suporte a NFC ou com software desatualizado não poderão usar o Pix por aproximação.
Outra novidade é o Pix agendado recorrente, que permite programar pagamentos regulares, como mesadas, pensões e alugueis. Esse recurso agora é obrigatório para todos os bancos, e os que ainda não oferecem têm até abril de 2025 para incluir essa função.
Como saber se o seu celular está preparado?
Para verificar se o seu celular é compatível, cheque se ele possui NFC e se ainda recebe atualizações de segurança. Isso pode ser feito nas configurações do aparelho ou no site do fabricante.