O início de 2018 marcará mudanças para o e-commerce. A partir de 2 de janeiro, segundo um comunicado publicado no blog dos Correios, todas as encomendas, importadas ou nacionais, deverão apresentar nota fiscal fixada do lado de fora das embalagens. A mudança incluirá qualquer espécie de produto, inclusive produtos usados.
Caso o produto não contenha nota fiscal, ele ficará retido nos Correios, de acordo com a nova regra. No caso do lojista ser enquadrado como não contribuinte (MEI), e estar liberado de emitir nota fiscal, o mesmo precisará preencher o formulário de declaração de conteúdo disponibilizado pelos Correios.
O Correios ainda afirma que é de total responsabilidade do remetente inserir a nota fiscal e declarar o produto, quando for necessário. A nota deverá ser fixada do lado de fora da embalagem e protegida por algum plástico para que não seja danificada durante o trajeto.
Essa prática não é novidade nos Correios. Ela já acontecia, mas de forma opcional, e apenas os grandes comércios eletrônicos adotavam essa prática. Agora cabe ao usuário se atentar a esse novo procedimento ao comprar algum produto, nacional ou importado, independente do vendedor, para não ter problemas na entrega.
Respostas de 9
Mais uma frescura para encher o saco do cidadão idôneo, deveria pedir nota fiscal de todos os gastos dos políticos, uma lei com mais transparência e eficiente.
Pior, quem já fez compra e a encomenda está em trânsito?
Devem ser milhares nessa situação, que, se não houver bom senso por parte dos Correios, surgirão transtornos de toda ordem…
Continua mesma coisa
Mudam a regra no meio do jogo. E as milhares de encomendas que já estão a caminho ?
Acreditamos que continuam mesma coisa. Apenas as postadas a partir do dia 02 que vão exigir.
Adeus compras na China, agora sabendo qual é o produto e seu valor, vai ficar mais fácil dar uma gatunada na hora da entrega, empresa de m…..!
E se for presente que eu, pessoa física, comprei e estou enviando? Como pessoa física não posso emitir NF.
Pois é, ai já complica.
Acredito que terá algum formulário no Correio para o preenchimento destes dados, pois como foi informado eles não vão mais aceitar nenhuma encomenda sem as devidas especificações da mercadoria.