O último relatório da “App Annie” registrou um novo recorde no primeiro trimestre de 2018. De janeiro a março deste ano, os downloads na Play Store e App Store cresceram mais de 10% ano a ano, atingindo 27,5 bilhões de apps baixados pelos usuários. Os gastos com aplicativos também aumentaram, 22% no total, somando US$ 18,4 bilhões. A Play Store conseguiu 19,2 bilhões de downloads, enquanto a loja da Apple registrou “apenas” 8,2 bilhões.
Isso significa que os usuários do Android instalaram 135% mais apps que os usuários do iOS. Porém, a Apple vem conseguindo diminuir um pouco esse percentual. Além disso, a empresa da maça acumulou mais receita que sua rival no último trimestre, 85% no total. Na Play Store, os aplicativos de música, áudio e entretenimento, tiveram um crescimento maior, tanto ano a ano quanto trimestre a trimestre. Já na App Store, foram os apps de saúde e condicionamento físico.
Os Estados Unidos tiveram a maior parcela de participação para o crescimento da loja da Google, enquanto a App Store viu crescimento na Rússia, Turquia e Estados Unidos. Outros dados informaram que, em média, um usuário passa quase três horas por dia interagindo com apps, e abre 40 aplicativos ao longo do mês. No final de março, a Apple Store e Play Store juntas, somaram 6,2 milhões de apps presentes.