Existem diversos celulares no Brasil até R$ 2 mil, mas dois aparelhos se destacam nesse meio: Edge 50 Fusion e Galaxy A55. Ambos tem diferenciais para a faixa de preço, incluindo design sofisticado, bom hardware e câmeras de alta resolução. Porém, na prática, qual deles entrega mais vantagens? Confira o nosso comparativo completo entre esses dois smartphones e descubra qual será a melhor escolha para você em 2025!
Design e Tela
O Edge 50 Fusion impressiona ao sair da caixa de varejo. Seu design atraente encanta, independente do ângulo visto. Traz uma parte traseira com pegada premium e design muito moderno, com materiais de qualidade e uma estética atraente. Por outro lado, o Galaxy A55 também agrada em design, mas sua semelhança com diversos outros modelos da Samsung acaba colocando ele em segundo plano.
Em relação à tela, o modelo da Motorola abriga um display P-OLED FHD+ de 6.7″ com taxa de atualização de 120 Hz. Quanto ao Samsung, tem um display ligeiramente menor AMOLED de 6.6″ FHD+ de 120 Hz. Na prática, a dupla têm telas de boa qualidade, mas o Edge 50 Fusion entrega uma pegada ainda mais premium com seu acabamento curvo nas laterais.
Desempenho & Câmeras
Quanto ao desempenho, o Edge 50 Fusion tem um chipset Snapdragon 6 Gen 1 contra o Exynos 1400 do Galaxy M55. Os dois fornecem um desempenho sólido para tarefas cotidianas e jogos leves. No entanto, o aparelho da Samsung vai melhor em números de benchmark e promete um desempenho mais robusto, especialmente em jogos e multitarefas.
Para as fotos, tanto o celular da Motorola quanto o da Samsung incluem câmeras principais de 50MP. Os dois se destacam pela boa qualidade em fotos e gravam vídeos em 4k. Contudo, o Edge 50 Fusion captura fotos com cores mais realistas e sem amarelados na cor da pele. Além disso, o modo noturno da Motorola está muito bem otimizado e promete fotos e vídeos surpreendentes.
Bateria & Atualizações
Os dois smartphones deste comparativo incluem baterias com capacidade de 5.000 mAh. No entanto, a Motorola adicionou na caixa do Edge 50 Fusion um carregador super rápido de 68W, que promete ir de 0% a 100% em cerca de 50 minutos. Por outro lado, o Galaxy A55 suporta carregamento de apenas 25W e só inclui na caixa um carregador ainda mais lento de apenas 15W.
Sobre sistema operacional, o celular da Motorola sai da caixa com o sistema operacional Android 14 e deve receber pelo menos mais três versões de software. Enquanto isso, seu concorrente da Samsung também sai do pacote com Android 14, mas a Coreana promete até 4 anos de atualizações, uma folga extra para quem pretende passar longos anos com o mesmo celular.
Quem leva a melhor?
A escolha entre o Edge 50 Fusion e o Galaxy A55 depende das prioridades de cada usuário. Nos testes realizados, o modelo da Motorola destacou-se como o grande vencedor, superando em design, câmeras, recursos e atualizações. Ainda assim, o smartphone da Samsung é uma excelente alternativa, especialmente para quem prefere telas planas.