Devido a polêmica envolvendo o Facebook e seu vazamento de dados de mais de 87 milhões de usuários no caso Cambridge Analytica, um representante do Instagram (empresa comprada pelo Facebook) disse que, em breve, uma nova ferramenta será oferecida aos usuários da rede social, que permitirá fazer o download dos seus dados presentes na plataforma.
Isso envolve todas as imagens, vídeos, Stories ou qualquer coisa compartilhada no Instagram. Além disso, históricos de mensagens no “Direct”, seja em conversas privadas ou em grupos, também ficarão acessíveis para download. Ainda não sabemos a data exata que a ferramenta será liberada aos usuários, mas acredita-se que seja lançada no próximo mês.
Essa ação do Instagram também se deve ao fato da nova lei de privacidade da GDPR europeia, que entrará em vigor em 25 de maio, exigindo que todas as redes sociais ofereçam ferramentas como esta. De qualquer forma, o recurso será bem vindo, afinal, até hoje, tem sido impossível baixar qualquer tipo de dados do Instagram, com a rede social impedindo que os usuários realizarem o download de suas próprias fotos depois de publicadas.