Após alguns vazamentos, a Samsung finalmente oficializou seu mais novo chipset móvel, o Exynos 2200. Recém projetado, o novo processador possui vem equipado com uma nova cpu octa-core com núcleos Armv9. Como resultado, traz um único núcleo principal Cortex-X2, três grandes núcleos Cortex-A710 e quatro núcleos Cortex-A510.
Um dos grandes destaques do novo Exynos 2200 é sua nova GPU chamada Samsung Xclipse. Construída na arquitetura AMD RDNA 2, promete uma experiência de jogo “nível de console” em smartphones. Além disso, a GPU e a CPU receberam um NPU mais potente garantindo até o dobro de desempenho em comparação com a geração anterior.
Veja também:
- Oppo Reno 6 Lite lançado com Snapdragon 662 e tela AMOLED
- INBook X2: Laptop da Infinix traz chip Intel e bateria de longa duração
- Vivo Y55 5G estreia com Dimensity 700 e tela de 6.58″
- Galaxy S20 FE recebe Android 12 no Brasil
O Exynos 2200 promete ser bem eficiente em termos de energia com o novo processo de construção de 4nm. Outra novidade é a tecnologia AMIGO, que “ajusta as configurações para prolongar a vida útil da bateria”. Em conectividade, a Samsung incluiu um modem 5G integrado que suporta 3GPP Rel. 16. Como resultado, promete um alcance ainda maior e baixa latência em comparação com o Exynos 2100.
Em termos de suporte, o chip suportará câmeras de até 200MP em modo de câmera única, câmera única de 108MP ou câmera dupla de 64MP+ 32MP. Também, os smartphones com esse chipset poderão utilizar RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1. Além disso, suportará telas QHD+ de até 144Hz e resoluções máximas de 4K.
Disponibilidade
Anunciado oficialmente nesta terça-feira (18), o novo Exynos 2200 encontra-se agora em “produção em massa”. No entanto, espera-se que o novo chipset chegue ao mercado ao lado da série Galaxy S22, que estreia no próximo mês.