O Facebook está se unindo com a Qualcomm no Projeto Terragraph, que pretende tornar o envio de dados por meio de roteadores mais eficiente e aumentar a velocidade da Internet.
O projeto já está em andamento desde que o Facebook o anunciou pela primeira vez na conferência anual de desenvolvedores da empresa em 2016, descrevendo o projeto como um “sistema sem fio de múltiplos nós focado em levar conectividade de alta velocidade à internet para áreas urbanas densas”.
Os novos chipsets da Qualcomm serão integrados à tecnologia Terragraph, para que os fabricantes possam atualizar os roteadores para enviar dados na freqüência de 60GHz, o que aumentará as conexões de banda larga para velocidades mais altas.
Falando sobre a novidade, um porta-voz da Qualcomm descreveu-o como uma solução para áreas rurais e áreas urbanas que simplesmente têm Wi-Fi irregular em certas regiões. Os testes de campo estão programados para começar no meio do próximo ano, mas não há nenhuma palavra sobre quando o Projeto Terragraph entrará em vigor.
Veja também:
Bem adiantada, a Qualcomm já está inclusive fabricando um chipset de 5G para fabricantes de celulares e operadoras, que a empresa anunciou hoje também. A Qualcomm já está trabalhando com parceiros de “acesso antecipado”. Certamente, podemos esperar algo de qualidade, uma vez que o Facebook e a Qualcomm, com toda sua tecnologia, tem capacidade para isso.