A regra é clara: quanto mais um aplicativo fica famoso, mais ele se torna alvo de pessoas mal intencionadas que visam enganar os usuários. Dessa vez, sobrou para o WhatsApp.
O mensageiro teve uma versão falsa publicada na Play Store que foi baixada por mais de 1 milhão de usuários – o app foi detectado por um pesquisador do Avast.
A aplicação, que estava disponível na loja da Google até a última sexta feira (03), tinha o nome de “Update WhatsApp”, mas pouco tempo depois, o desenvolvedor mudou para “Dual Whatsweb Update”. Felizmente, a falsificação já foi removida da Play Store.
Fake WhatsApp Update on #GooglePlay . Under the "same" dev name. Incl. a Unicode whitespace. One Million downloadshttps://t.co/qjqxd6n6HP pic.twitter.com/dmvTksqpuP
— Nikolaos Chrysaidos (@virqdroid) November 3, 2017
O que pode ter enganado essa gigantesca quantidade de usuários, é que o criador do app falso conseguiu registrar o desenvolvedor como “WhatsApp Inc”. O intuito dessa versão falsa era apenas exibir anúncios, algo que o app oficial não faz.
Para evitar baixar versões falsas do WhatsApp, é recomendado realizar o download apenas nas lojas oficiais de aplicativos referente ao seu sistema operacional. Outra dica é verificar que o “WhatsApp Inc”, até agora, só tem dois programas publicados: WhatsApp e WhatsApp Wallpaper.
Ou então, se preferir, acesse o site WhatsApp.com, escolha seu sistema operacional e seja redirecionado para a loja oficial com a versão real do mensageiro.