Pegando todos de surpresa, o Google revelou recentemente que irá encerrar seu próprio encurtador de URLs em 2019. No entanto, os links encurtados continuarão funcionando após a extinção da ferramenta. A partir de 13 de abril deste ano, o serviço não irá aceitar mais novos links. O goo.gl foi lançado em em 2009 e ainda é bastante usado pelo internautas.
Mas se você ficou triste com a notícia, saiba que o Google não pretende deixar seus usuários usuários na mão. O goo.gl está sendo direcionado para o Firebase Dynamic Links, que foi disponibilizado neste final de semana e tem como objetivo centralizar os esforços da empresa no que diz respeito ao gerenciamento de links por parte dos desenvolvedores.
A companhia informa: “Nosso encurtador de links tem sido uma ótima ferramenta e estamos orgulhosos de tê-la construído. Conforme olhando para o futuro, estamos animados com as possibilidades do Firebase Dynamic Links, especialmente no que toca à plataforma de detecção dinâmica e que sobrevivem ao processo de instalação de apps. Esperamos que você esteja animado também”. Outra razão pela mudança seria o fato dos usuários acessarem muito mais a internet hoje em dia pelo smartphone ao invés do PC.