Dona do Android, Chrome OS e Fuchsia, a Google resolveu apostar US$ 22 milhões em outra plataforma móvel, porém, a empresa não adquiriu todos os direitos. Estamos falando do KaiOS. O objetivo da gigante das buscas é estabelecer uma parceria para levar seus aplicativos ao sistema – como Maps, Youtube e Google Assistente, por exemplo. O KaiOS roda em vários Feature Phones que, basicamente, são aparelhos baratos e nada potentes que entregam poucas funções se comparados aos smartphones, além de possuírem um design bem simples.
Sebastien Codeville, CEO do KaiOS, se pronunciou sobre a decisão da Google dizendo: “Esse financiamento vai nos ajudar a um desenvolvimento mais rápido e entrega global de Feature Phones mais inteligentes com o KaiOS, nos permitindo conectar a vasta população que ainda não pode acessar a internet, especialmente em mercados emergentes”. Um aparelho bastante conhecido com esse sistema é o Nokia 8810, relançado pela HMD Global em fevereiro deste ano.
VEJA TAMBÉM
- Sony Mobile pode encerrar operações na Turquia, África e Oriente Médio
- Android 8.0 Oreo chega ao Huawei Mate 10 Lite e P10 Lite
- Após sete anos, Apple e Samsung encerram processo judicial
Mas por que a Google resolveu investir nesse nicho? Atualmente, os Feature Phones possuem uma grande participação em vários países menos desenvolvidos. Um estudo recente mostrou que sistemas operacionais móveis desenvolvidos para telefones básicos, são mais utilizados que o iOS da Apple. Portanto, com esse investimento, a Google pode aumentar consideravelmente a parcela de usuários que usam seus aplicativos.