Recentemente, a Google divulgou uma lista com 22 modelos de smartphones recomendados para empresas, a chamada “Android Enterprise Recommended”. Várias gigantes como LG, Motorola e Sony foram citadas, mas apesar da Samsung ser a maior fabricante de smartphones Android do mundo, nenhum aparelho da gigante sul-coreana foi listado.
Evidentemente, há vários requisitos para que um smartphone se adeque a lista. Uma delas exige que a fabricante libere atualizações de software e segurança para o aparelho em até 90 dias após a liberação da Google, além de ser necessário que os modelos rodem no mínimo o Android 7.0 Nougat.
Não sabemos o motivo de nenhum aparelho da Samsung aparecer na lista, mas acredita-se que as modificações feitas pela empresa no software, são incompatíveis com a experiência que a Google deseja oferecer as empresas. Mas se pararmos para pensar, fabricantes como Huawei e LG, que foram citadas, também modificam bastante o Android. Sendo assim, esse argumento não parece ser confiável.
A Google afirma que a lista deve crescer com o passar do tempo, e quem sabe não veremos um aparelho da Samsung. As empresas que entram na lista recebem algumas vantagens, como acesso a mais recursos de treinamento e suporte aprimorado da Google, além de um certificado comprovando a qualidade de determinado smartphone para uso empresarial. A lista completa confere abaixo:
- BlackBerry KEYone e Motion;
- Google Pixel, Pixel 2, Pixel XL e Pixel 2 XL;
- Huawei Mate 10, Mate 10 Pro, P10, P10 Plus, P10 Lite e P Smart;
- LG V30 e G6;
- Motorola Moto Z2 e Moto X4
- Nokia 8
- Sony Xperia XZ1, XZ1 Compact, ZX Premium, XA2 e XA2 Ultra.