Depois da notícia que a Google estava querendo espalhar internet para o mundo todo através de balões, pouco tempo depois a empresa fez uma apresentação do projeto para o Brasil e o governo realmente se interessou na proposta.
Todos sabemos que o Brasil tem locais de poucos privilégios praticamente em tudo, principalmente em qualquer tipo de comunicação inclusive se tratando em redes de internet fora muitos outros lugares no mundo com as mesmas dificuldades.Pensando nisso a Google teve uma grande ideia, e foi criado o “Project Loon” para disseminar acesso a rede para o mundo todo através de balões que chegam em lugares que nenhum outro dispositivo chegaria ou ficaria muito caro para isso ocorrer.
O governo através da empresa quer levar acesso a lugares do país onde a última situação comentada acontece: a falta de acesso ou custo elevado demais, com isso os balões diminuiriam muito o preço de obras desnecessárias ou improváveis de darem certo, levando a velocidade de até 100 Mbps para áreas mais humildes e eventos como shows, apresentações e áreas onde apenas as redes de celulares demandam de tanta gente aglomerada, o que gera falhas e problemas nas linhas.
Tudo isso só será possível em uma ano e meio, que é quando tudo estará nos conformes e prontos para entrarem em funcionamento no Brasil.
Uma resposta
A minha duvida é como esses balões vão conseguir ficar em um ponto do globo sem ir parar na cidade vizinha pela ação do vento…