O futuro governo anunciou hoje que a Consultoria FALCONI foi escolhida para implantar o chamado “GovTech” durante os próximos 4 anos. A intenção é desburocratizar serviços governamentais por meio da tecnologia.
Desse modo, será implantado um sistema que permitirá ao cidadão realizar serviços da sua própria casa. Dentre estes, são mencionados por exemplo atividades que requeiram assinaturas e carimbos. Estes poderão ser feitos virtualmente, como já ocorre por meio do sistema de assinatura digital.
Aliás, o debate em torno de uma informatização da gestão governamental não é novo. Nos últimos anos, grupos voltados para o tema já vinham propondo que a ideia seja posta em prática, haja visto que a burocracia brasileira é excessivamente alta em determinados serviços ofertados por parte do estado.
Neste sentido ocorreu em agosto do ano passado um encontro intitulado “GovTech Brasil: construindo uma agenda digital para o setor público”, que contou com a presença de 5 candidatos a presidência.
Além deles, participaram entidades, personalidades e empresas que tem interesse no tema. Juntos, propuseram a criação de uma “agenda digital” que deveria ser cumprida nos próximos anos. Porém, exceto por este encontro, pouco ou quase nada se viu de discussões em torno do tema entre os presidenciáveis.
Apesar disso, o novo governo sinaliza que irá implantar o sistema o quanto antes. A empresa escolhida, já havia indicado interesse em participar do processo antes mesmo de ser indicada oficialmente
Todos os esforços na criação e implantação deste novo sistema visam facilitar a vida do cidadão. Além disso, acredita-se que a redução dos custos governamentais com esse tipo de serviço pode chegar a 100%.