Imagens vazadas recentemente nos dão uma prévia de como o scanner de íris do Galaxy Note 7 irá funcionar. A tela de bloqueio do aparelho exibirá a imagem da câmera frontal e será solicitado ao usuário que posicione os seus olhos nos dois círculos em destaque, com uma distância entre 25 e 35 centímetros para que, presumivelmente, o aparelho seja desbloqueado.
Ainda não está bem claro se o processo será prático ou quanto tempo levará para que a íris seja reconhecida e o desbloqueio seja realizado, nem tampouco se existem quaisquer requisitos como intensidade ou ausência de luz ou se o scanner eliminará obstáculos como lentes de contatos ou óculos.
De acordo com uma patente vazada, o sistema de reconhecimento de íris utiliza três lentes para captar a imagem e, em seguida, verifica a íris do usuário com base na imagem gerada, bem como outras informações. Essas informações também incluirão imagens do rosto do usuário para identificação adicional.
“A primeira lente incluirá duas lentes de ângulo estreito, tendo estreitos ângulos de visualização para expandir e capturar imagens da região dos olhos do usuário. A segunda lente incluirá uma lente grande-angular, tendo um ângulo de visualização amplo para capturar a imagem do rosto do usuário. A primeira lente possuirá zoom enquanto a segunda será uma lente de distância focal curta (macro).”
GALAXY NOTE 7 SERÁ LANÇADO NO RIO EM EVENTO DA SAMSUNG
OPINIÃO: Aparentemente, o uso desse tipo de desbloqueio será semelhante ao “Detecção de rosto”, que já vem por padrão nas configurações de segurança do Android, tendo a mesma “praticidade” no uso diário, onde a precisão e o tempo de desbloqueio serão inferiores ao dos leitores de digitais atuais.
O Galaxy Note 7 será lançado no dia 02 de agosto às 12h (meio dia), no Rio de Janeiro.