Quem trabalha com importação de eletrônicos terá que pagar mais impostos com uma nova regra do governo. De acordo com informações do Ministério da Fazenda, quem importar produtos acima de 50 dólares terá que pagar um valor extra de 60% referente ao imposto de importação, sem chances de passar sem taxas pela Receita.
Segundo as informações, a taxa será aplicada pelas varejistas online no ato do pagamento. As empresas terão que declarar o valor da importação antes de enviar os produtos ao consumidor. Como resultado, quem importar não precisará pagar mais taxas quando a mercadoria chegar ao Brasil.
Veja também:
- Melhores celulares Xiaomi até R$ 1500 em 2023
- Asus Zenfone 10 estreia com Snapdragon 8 Gen 2 e tela de 5.9″
- Galaxy S21 Ultra recebe nova atualização de software
- JBL anuncia novo fone Bluetooth no Brasil com bateria de até 76 horas
A nova medida será válida a partir de 1º de Agosto. Até lá, quem importar produtos acima de 50 dólares ainda terá alguma chance de recebê-los sem pagar a nova taxa. Além disso, vale notar que produtos abaixo de 50 dólares permanecerão isentos de qualquer imposto.
Segundo Uol, o AliExpress se diz satisfeito com a nova medida do governo Brasileiro. Em nova, a empresa declarou ao portal: “O AliExpress continua comprometido com o desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil, oferecendo os melhores serviços e participando ativamente da construção da economia digital do Brasil. Acreditamos que o Remessa Conforme será bem recebido pelos consumidores e vai ajudar a garantir seu acesso contínuo a uma variedade de produtos a preço justo.”
Em suma, importar smartphones ficará totalmente inviável para muitos brasileiros. Contudo, a Receita garante ao menos que as mercadorias abaixo de 50 dólares serão liberadas imediatamente, gerando uma entrega mais rápida ao consumidor. Embora para quem compra roupas, a medida pode facilitar e aliviar quem estava com medo de pagar taxas em tudo.