Foi efetuado um teste com 3 jogos para verificar a influência do Intel Turbo Boost 2.0 do i7 2630QM no desempenho/temperatura em jogos e avaliar se compensa jogar com ele ativo ou não, já que com o mesmo ativo, há um ganho de temperatura do processador. O teste foi realizado com o Lenovo Y570 na configuração abaixo:
CONFIGURAÇÃO DO NOTEBOOK:
- PROCESSADOR: Intel Core i7 2630QM 2.0/2.8ghz, 3mb de cache e FSB 1333mhz;
- PLACA DE VÍDEO: Geforce GT555M 1gb;
- CHIPSET: Intel HM65;
- MEMÓRIA RAM: 6gb DDR3 1333mhz;
- DISCO RÍGIDO: SSD mSata OCZ 30gb + 750gb 5400;
- CONEXÕES: 2 USB 3.0, 2 USB 2.0 (uma combo e-Sata), 1 e-Sata, 1 HDMI, 1 VGA, 1 RJ45, fone de ouvido, microfone, bluetooth 2.1 e leitor de cartões de memória;
- REDE: 10/100/1000;
- CONEXÃO SEM FIO: 802.11 b/g/n;
- TELA: 15.6″ LCD LED com resolução HD (1366 x 768);
- DRIVE ÓPTICO: Gravador de CD e DVD (dual layer);
- BATERIA: 6 células com 5600mAh;
- PESO: 2,6kg.
O jogos utilizados foram:
- COD Black Ops;
- Dirt 3;
- GTA IV (patch 1.0.4).
Confira abaixo os resultados:
- COD Black Ops:
Teste FPS |
Teste Temperaturas |
- Dirt 3:
Teste FPS |
Teste Temperaturas |
- GTA IV (patch 1.0.4):
Teste FPS |
Teste Temperaturas |
CONCLUSÃO
Todos os jogos rodaram satisfatoriamente com ou sem turbo boost na configuração testada (High para todos os jogos e na resolução nativa do notebook (1366 x 768). Nos jogos que utilizam muito a CPU, como Cod Black Ops e GTA IV, houve uma melhora significativa no FPS quando utilizado o turbo boost, principalmente no primeiro, onde existiu grande diferença em todas as medições. Porém em contrapartida, também há um aumento significativo na temperatura do processador, que passa a trabalhar em 89°c contra 82°c sem turbo boost. No Dirt 3, o desempenho foi bastante similar nos dois cenários, mas o turbo boost acabou influenciando significativamente apenas nas temperaturas, o que mostra ser despresível nesse caso.
Dependendo do jogo, o turbo boost será importante, deixando o FPS bem acima dos 30, dando inclusive margem para aumentar a qualidade do game. Mas se o jogo não utiliza muito a CPU, é recomendável criar um plano de energia para jogos com o turbo boost desativado, deixando assim o notebook trabalhando com temperaturas menores sem perder tanto desempenho. Também é recomendável para quem joga muito, comprar uma boa base refrigerada, deixando assim o notebook mais “frio”, trabalhando com temperaturas na casa dos 80~85°c no máximo.
Jogar com o Intel Turbo Boost ativo? Depende, alguns jogos sim, outros não. Verifique o comportamento do seu notebook nos jogos com a tecnologia ativa e com a mesma desativada e veja se para os seus games a tecnologia influencia positiviamente (ganho de FPS) ou negativamente (apenas ganho significativo em temperatura). Caso tenha jogos com aumento apenas das temperaturas, recomendamos a criação de um plano de energia com a tecnologia desativada para que você utilize quando for jogar esses games que não tiverem influência positiva do Turbo Boost.
Respostas de 3
Olá! Gostei muito do artigo, mas, queria saber: como fazer para criar um plano de energia e já deixá-lo pronto para jogos que não exijam o TB?
Outra questão: onde consigo ver o desempenho do processador como na 1ª imagem que abre o artigo?
Obrigado!
Elton,
Sim, eu fiz o artigo, já vou publicar.
Abraço
Ola pessoal tambem como mesmo problema tenho um notebook – Intel Core i7-3610QM 2.3Ghz-3.3Ghz (3ª Geração), 8 GB de memória DDR3 1600Mhz, Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GT 650M com 1GB dedicado
e fis teste de stress como e monitorei o cpu com o CORE TEMP e como Intel® Turbo Boost monitor Notebook — Tecnologia Intel® Turbo Boost monitor
porem ele nao ativou o turbo boost para 3.3ghz ficou em 2.3
Alguem sabe como ativar?